Foto: Agência Brasil
Nacional
Ministério da Pesca e ApexBrasil assinam Acordo de Cooperação Técnica
Colaboração estratégica visa impulsionar o pescado no mercado internacional
Nesta quarta-feira, 24, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a ApexBrasil assinam um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A cerimônia contará com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e outras autoridades. O ACT busca promover a cooperação na promoção comercial e fortalecimento da competitividade do setor de pescados brasileiro em escala internacional.
As medidas delineadas no acordo compreendem a capacitação de empresas, a elaboração de estratégias de mercado, o fomento da atividade comercial e a administração da reputação do setor. O objetivo é impulsionar a expansão da cadeia produtiva do pescado brasileiro.
Dentre as metas estipuladas, destaca-se a necessidade de ampliar a presença nos mercados externos, dado que o índice de participação no atual market share é de apenas 0,23%. Além disso, o ACT busca diversificar as exportações, uma vez que a concentração majoritária está nos Estados Unidos (57%) e China (23%).
A formalização do Acordo de Cooperação entre o MPA e a ApexBrasil constitui uma parceria voltada para o fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras. A intenção é consolidar a imagem e a presença das companhias nacionais no exterior, ampliando o alcance das exportações existentes para aumentar o valor dos produtos e serviços, bem como diversificar os mercados compradores.
Durante a cerimônia, será apresentado um panorama detalhado do atual cenário do mercado pesqueiro.