sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Ministério de Portos aprova nova fase de expansão do Tegram

21 de novembro de 2024 às 8:42
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Mais um berço 1
A terceira fase de expansão do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, recebeu o sinal verde do Ministério de Portos e Aeroportos. O projeto prevê a implantação de mais um berço de atracação, em um investimento de R$ 1,161 bilhão. A expectativa é que, com a nova infraestrutura, a capacidade operacional da unidade aumente em 8,5 milhões de toneladas por ano –  no ano passado, a instalação movimentou 15 milhões de toneladas de grãos, como milho e soja (inclusive farelo).



Mais um berço 2
Segundo o Tegram, o empreendimento só aguarda a liberação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para que as obras comecem.

 

Mais um berço 3
O novo berço do Tegram deve consolidar o Porto do Itaqui como “o maior complexo exportador de grãos do Arco Norte brasileiro”, afirmou o presidente do Consórcio Tegram-Itaqui, Marcos Pepe Bertoni. 

 

Pedra fundamental
A APM Terminals, do Grupo Maersk, lança a pedra fundamental de seu terminal de uso privativo (TUP) no Porto de Suape (PE), nessa sexta-feira, dia 22. O empreendimento, a ser implantado na antiga área do Estaleiro Atlântico Sul, prevê investimentos de R$ 1,6 bilhão, com a geração de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. A cerimônia terá a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e da governadora Raquel Lyra.

 

Cruzeiros
A temporada de cruzeiros marítimos 2024/2025 no Porto de Fortaleza (CE) começa nesta quinta-feira, dia 21, com a escala do navio Sapphire Princess. Será a primeira vez que a embarcação passa pelo complexo cearense. Ele atracará no Termap Fortaleza S.A., instalação administrada pelo Grupo ABA Infra. Até abril de 2025, estão programados 10 cruzeiros no porto, que deverá receber mais de 21 mil passageiros, número que supera o recorde da década. 

 

Hidrogênio
A Embraer precisará de mais tempo para adotar novas tecnologias no sistema de propulsão de suas aeronaves. O desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio, por exemplo, só deve ser concluído em 2040. Inicialmente, a meta era apresentar um avião com esse sistema até 2035. A nova programação foi anunciada pelo o vice-presidente de engenharia e desenvolvimento tecnológico da companhia, Luis Carlos Affonso, nesta semana, em evento em Nova York.

Compartilhe:
TAGS hub