De acordo com o ministro, com a medida a Enel corre o risco de perder a concessão na capital paulista (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Nacional
Ministério determina que Enel seja investigada por sucessivos apagões
Segundo o ministro Alexandre Silveira, distribuidora de energia corre o risco de perder a concessão em SP
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a abertura de uma investigação sobre a atuação da Enel,empresa que fornece energia para o estado de São Paulo. O pedido é devido aos últimos apagões na cidade de São Paulo.
“A abertura de mercado promovida no final de 2017 criou uma distorção muito grave que é que a menor parte dos consumidores, que é a grande indústria, paga muito menos que a maior parte dos consumidores, que são os consumidores regulados. Preocupados com essa política tão fundamental que é a questão tarifária, nós fizemos uma 1ª reunião para, juntos com a Fazenda, buscarmos soluções”, disse Silveira.
De acordo com o ministro, com a medida a Enel corre o risco de perder a concessão. No último dia 22, a empresa foi condenada a pagar uma indenização a usuários que ficaram sem energia elétrica após um temporal em São Paulo no mês de novembro do ano passado.
A empresa também foi multada pela Aneel em R$ 165,8 milhões pelo mesmo apagão. De acordo com o Governo Federal, na época cerca de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a atitude do ministro. “Quero parabenizar o ministro Alexandre pelo procedimento aberto contra a empresa de energia Enel Brasil, responsável pelos recorrentes apagões em São Paulo”.