A pavimentação e a construção do contorno da BR-158/MT estão entre os projetos de transportes em Mato Grosso inseridos no Novo PAC do Governo FederalCrédito: Márcio Ferreira/Ministério dos Transportes
Nacional
Ministério dos Transportes assina ordem de serviço para obras na BR-158/MT
Dnit está autorizado a iniciar a pavimentação do último trecho da rodovia
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou na terça-feira (26) a ordem de serviço para pavimentação e duplicação da BR-158, no estado de Mato Grosso. O trecho a ser revitalizado corresponde entre os quilômetros 201,2 e 213,3, no município de Canabrava do Norte, o último trecho da rodovia. Segundo o Governo Federal, a conclusão das obras facilitará o escoamento da produção pelo Arco Norte e possibilitando a interligação com as ferrovias.
Com a assinatura, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) já podem iniciar os serviços de pavimentação do primeiro trecho de 12 quilômetros da BR-158/MT. O segmento entre o km 201,2 e o km 213,3 (Posto Luizinho), no município de Canabrava do Norte, na região do Araguaia, terá investimento inicial de aproximadamente R$ 40 milhões.
A expectativa do departamento é de que os trabalhos como a montagem do canteiro de obras e mobilização de equipe e dos equipamentos iniciem ainda neste ano.
De acordo com o Ministério dos Transportes, as atividades dependem de condições climáticas favoráveis, já que os primeiros serviços a serem realizados são de terraplenagem e drenagem, ações que dependem de clima seco para serem executadas.
A pavimentação faz parte de um projeto maior, no qual o Dnit vai executar a construção de uma rodovia contornando a área reconhecida como Terra Indígena Marâiwatsédé, pertencente à etnia Xavante. O novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros divididos em dois lotes, em um orçamento global na casa dos R$ 670 milhões.
“É uma obra esperada há muito tempo. Nós fizemos um entendimento com as comunidades indígenas da região e vamos garantir essa obra que vai facilitar o desenvolvimento de Mato Grosso, integrar o estado com o Pará e dar mais agilidade no escoamento da produção”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho, que assinou a ordem de serviço no município de Porto Alegre do Norte (MT).
A região nordeste de Mato Grosso é considerada a nova fronteira agrícola do estado, especialmente em produtos como milho e soja. Com a pavimentação da BR-158/MT e a construção do contorno à aldeia, será possível integrar futuramente a rodovia à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará Mara Rosa (GO) a Vilhena (RO), facilitando todo o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro pelos portos do Arco Norte.
PAC
A pavimentação e a construção do contorno da BR-158/MT estão entre os projetos de transportes em Mato Grosso inseridos no Novo PAC (Programa de Aceleramento do Crescimento), anunciado em agosto pelo Governo Federal. No total, serão 18,8 bilhões investidos como prioridade para o estado, sendo R$ 10,2 bilhões para ferrovias e R$ 8,6 bilhões para rodovias.