Segundo o ministro Renan Filho, as obras remanescentes do Anel Viário de Jataí são consideradas fundamentais para tirar o fluxo de caminhão pesado de dentro da cidadeCrédito: Márcio Ferreira/Ministério dos Transportes
Região Centro-Oeste
Ministério dos Transportes inaugura anel viário de Jataí na BR-060, em Goiás
Ministro Renan Filho ainda anunciou obras na BR-158/GO
O Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), inaugurou na quarta-feira (6) as obras remanescentes do Anel Viário do município de Jataí (GO), na BR-060. A solenidade contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e demais autoridades do Estado e municipais.
A obra refere-se à ponta duplicada com 360 metros cada sobre o Rio Claro, cujo objetivo será desviar o alto fluxo de veículos de carga do perímetro urbano da cidade. Além da construção da Obra de Arte Especial, foram realizados serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e proteção ambiental.
O empreendimento com 8,9 quilômetros de extensão teve um investimento total de R$ 147,7 milhões. Segundo o Dnit, o novo anel viário ligará os entroncamentos com a BR-158/GO e BR-364/GO.
“Essa é uma obra fundamental para tirar o fluxo de caminhão pesado de dentro da cidade, dar mais condições ao cidadão, que terá mais tranquilidade para levar o filho à escola ou ao médico, sem disputar espaço das vias urbanas com os caminhões. Isso é muito relevante para a população, porque significa melhoria na qualidade de vida”, afirmou Renan.
De acordo com o ministério, o empreendimento vai atender a uma demanda que passa da marca de 6,7 mil veículos por dia. Mais da metade desse volume, aproximadamente 52%, corresponde exclusivamente a veículos de carga.
Além disso, o novo anel viário terá o importante papel de facilitar o escoamento da produção local de insumos, como milho, soja e leite. O município de Jataí será amplamente beneficiado, podendo escoar a sua produção agrícola impulsionado pela interligação das rodovias BR-060, BR-158 e BR-364.
Ordem de serviço
Ainda na solenidade em Goiás, Renan Filho e representantes do Dnit assinaram a ordem de início dos serviços da BR-158/GO. Segundo o Ministério dos Transportes, o trecho entre Caiapônia e Jataí terá investimento do Governo de aproximadamente R$ 44,8 milhões.
Serão realizados serviços como reciclagem de base, fresagem com recomposição de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e microrrevestimento, além de restauração do perímetro urbano de Jataí. Segundo a pasta, os trabalhos iniciam na próxima segunda-feira (11) e têm prazo contratual de 24 meses.
A BR-158 é uma rodovia federal que atravessa estados, como Pará, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. O trecho entre Caiapônia até Jataí é considerado de extrema importância para a região do Estado, pois integra uma das principais rotas do agronegócio do país, destacando-se no transporte de milho e soja.