HUB
Ministério estuda mudanças nas docas
Equipe 1
Após a escolha da nova secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mariana Pescatori, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos), continuará montando sua equipe. Depois, será a vez de definir como vão ficar as diretorias das companhias docas controladas pela União. Em alguns casos, seus integrantes foram definidos a partir de negociações entre lideranças políticas locais e o antecessor de Costa Filho no cargo, Márcio França. Esses dirigentes dificilmente serão alterados.
Equipe 2
Mas há diretorias formadas a partir de escolhas dos integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos na época. Nesses casos, segundo fontes ligadas à pasta, as substituições devem ocorrer. São esperadas mudanças na PortosRio (a Autoridade Portuária do Rio de Janeiro) e na Autoridade Portuária de Santos (SP). Na Companhia Docas da Bahia (Codeba), a expectativa é que a diretora-presidente interina Gilmara Timóteo seja oficializada na função.
Equipe 3
Apesar dessas alterações, as administrações portuárias devem manter seus projetos. Continuidade, aliás, é uma palavra de ordem na gestão de Costa Filho.