A iniciativa é do Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Aeroportos do Brasil (ABR) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)/Foto: Sérgio Frances
Nacional
Aeroporto de Florianópolis e companhia aérea Azul ganham prêmios
Ministério premia melhores aeroportos e aéreas do país
O Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, e a empresa aérea Azul foram escolhidos pelos passageiros como os melhores serviços de aviação do país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 25, durante a entrega do prêmio “Aviação + Brasil 2024”, em Brasília.
A iniciativa é do Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Aeroportos do Brasil (ABR) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Foram avaliados 61 aeroportos e três empresas aéreas por meio de mais de 90 mil entrevistas ao longo de 2023. Além disso, foram realizadas análises de mais de 1,4 milhão de movimentos de pousos e decolagens pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman, afirmou que 93% dos entrevistados classificaram os aeroportos nacionais com um bom índice de aprovação. “É o momento de a gente olhar, parar e pensar nas oportunidades de melhoria. 93% não é 100%, a gente sabe da busca constante de atender bem as pessoas e com muita segurança.”
Na categoria regional, o Aeroporto de Cascavel, no Paraná, foi considerado o melhor. Em relação à movimentação e pontualidade, o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, destacou-se entre os empreendimentos com capacidade acima de 10 milhões de passageiros.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o potencial da aviação para impulsionar a economia brasileira, ressaltando não apenas sua função como meio de transporte, mas também como agente fundamental na promoção da inclusão social e no estímulo ao turismo de negócios e lazer.
“A gente, quando olha o PIB de Portugal no turismo, estamos falando de 18%; Na França, em mais de 22%; No Brasil, apenas 7% da economia do nosso PIB vem do turismo, isso mostra todo o potencial que nós temos para avançar nessa janela de oportunidades que o país tem, que dialoga com a aviação e o fortalecimento dos aeroportos”, disse Costa Filho.
Para Jurema Monteiro, presidente da ABEAR, o crescimento da aviação reflete o crescimento do país. “É fundamental renovar o apoio que o setor tem dado às medidas estruturantes que estão contribuindo para o desenvolvimento do nosso país, possibilitando um crescimento econômico e social que certamente irá melhorar o ambiente de trabalho, o ambiente de negócios e, consequentemente, o ambiente da aviação”, afirmou.
No evento também foi assinado o primeiro plano de trabalho entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços para pessoas com o espectro do autismo. A proposta foi sugerida pela deputada Isa Arruda (MDB-PE).
Participaram da cerimônia: Felipe Carreras (PSB-PE); Mariana Pescatori, Secretária-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos; Aparecido Luiz da Silva, Diretor de Administração da Infraero; Major-Brigadeiro Duarte Fernando; e Thiago Pereira, Diretor Substituto da ANAC.
Confira a lista dos ganhadores na íntegra:
Aeroportos Regionais:
Sul – Cascavel, Paraná;
Sudeste – Uberlândia, Minas Gerais;
Centro-Oeste / Norte – Macapá, Amapá;
Nordeste – Imperatriz, Maranhão.
Pontualidade:
Movimentação de até 5 milhões de passageiros – Goiânia, Goiás;
Entre 5 a 10 milhões de passageiros – Recife, Pernambuco;
Acima de 10 milhões de passageiros – Confins, Minas Gerais;
Empresa aérea mais pontual – Azul.
Melhores Aeroportos:
Movimentação de até 5 milhões de passageiros – Florianópolis, Santa Catarina;
Entre 5 a 10 milhões de passageiros – Porto Alegre, Rio Grande do Sul;
Acima de 10 milhões de passageiros – Confins, Minas Gerais.
Melhor empresa aérea do Brasil em 2024: Azul.
Melhor Aeroporto do Brasil em 2024: Florianópolis, Santa Catarina.