sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Ministro aguarda água baixar para avaliar danos no Salgado Filho

7 de maio de 2024 às 6:42
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nessa segunda-feira, dia 6, que terá de aguardar a água baixar para apurar os danos causados pela chuva no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Ainda não se sabe quando a instalação será reaberta. Assim, a solução será utilizar outros aeroportos do Rio Grande do Sul para a operação de linhas aéreas, estratégicas para a entrega de mantimentos, remédios e equipamentos necessários à reconstrução do estado, atingido fortemente por intensas chuvas, que causaram cheias dos rios e grandes alagamentos.

No total, o Rio Grande do Sul tem 12 aeroportos, dos quais 11 – que são regionais – continuam em operação. Apenas o Salgado Filho, que responde por cerca de 90% dos voos locais, está inativo devido ao alagamento de suas instalações. O Ministério de Portos e Aeroportos acredita que ao menos 40% das operações aéreas possam ser atendidas pelas unidades regionais.

O Porto de Porto Alegre também permanece fechado. Segundo Silvio Costa Filho, o nível das águas no local chegou a 5 metros e será preciso verificar o quanto suas estruturas foram danificadas, antes que suas atividades sejam retomadas. “A princípio, a estrutura está muito debilitada, fragilizada. A gente vai precisar fazer um novo porto no estado do Rio Grande do Sul. Estamos esperando também a água baixar, mas já há sinal de deterioração”, explicou.

Compartilhe:
TAGS Aeroporto Salgado Filho aeroportos cheias chuvas Ministério de Portos e Aeroportos Rio Grande do Sul Silvio Costa Filho