Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Foto: Tauan Alencar)
Internacional
Ministro Alexandre Silveira representa o Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos
Discussões sobre transição energética e busca por investimentos internacionais marcam a presença do Ministro de Minas e Energia na Suíça
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), representou o Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Nesta terça-feira (16), Alexandre Silveira, acompanhado da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou do painel intitulado “A Transformação Sustentável do Brasil”.
Alexandre Silveira ressaltou o comprometimento e liderança do governo brasileiro na transição global da energia, destacando o desafio de promover a sustentabilidade de forma equitativa para a população diante das disparidades sociais no Brasil. “Sabemos da nossa vocação de ser o grande celeiro de energias limpas e renováveis. Mas como fazer com que isso seja justo com brasileiros que pagaram por esse parque de energia? Reindustrializando o Brasil e gerando emprego, renda e oportunidades”, afirmou.
O Ministro de Minas e Energia destacou programas de ampliação da energia eólica e solar. Durante o evento em Davos, de 15 a 19 de janeiro, Silveira participará de discussões sobre transição energética, buscando investidores internacionais para captar recursos e impulsionar a descarbonização da matriz energética brasileira, com a expansão do uso de biocombustíveis e outras formas de energia limpa no país.
O Ministro também possui outros compromissos em sua agenda. Na quarta-feira (17), Alexandre Silveira terá uma reunião com o Ministro do Meio Ambiente suíço, Alberto Rösti. Na manhã de quinta-feira (18/1), o ministro participará de uma reunião multilateral da Aliança Global de Biocombustíveis, que inclui os principais produtores de combustível sustentável do mundo – Brasil, Estados Unidos e Índia -, além de outros 19 países e 12 organizações internacionais
O Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta segunda-feira (15/01) com o tema “Reconstruindo a confiança” e vai até sexta-feira (19/01). O evento debate assuntos importantes, como transição de energia, mudanças climáticas, segurança global e desenvolvimento de inteligência artificial.