O anúncio da concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) será feito oficialmente nesta sexta-feira (6), de acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A declaração foi feita durante a apresentação dos planos setoriais de portos, aeroportos e hidrovias, nesta quinta-feira (5), em Brasília. Foto: Reprodução
Região Sul
Governo fará concessão de 3 canais; Paranaguá será anunciado amanhã
Anúncio oficial será feito nesta sexta-feira (6), em visita de Silvio Costa Filho ao Paraná
O anúncio da concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) será feito oficialmente nesta sexta-feira (6), de acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. As próximas concessões envolvem os canais do Porto de Santos (SP) e do Porto do Itajaí (SC). As declarações foram feitas durante a apresentação dos planos setoriais de portos, aeroportos e hidrovias, nesta quinta-feira (5), em Brasília.
De acordo com Silvio, as concessões dos canais são “fundamentais para o fortalecimento da agenda portuária”. Com exceção de Paranaguá, as datas das concessões dos outros canais citados não foram informadas.
“Amanhã nós estamos lá no Paraná para anunciar o que será a primeira concessão de canal de acesso aos portos do Brasil. Depois vamos assinar a do Porto de Santos e a posterior do Porto de Itajaí”, citou Costa Filho.
A proposta para a concessão do canal do Porto de Paranaguá, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), prevê um contrato de 25 anos, com possiblidade de prorrogação de até 70 anos. A estimativa de investimento é de 1,07 bilhão.
Entre as principais melhorias previstas no projeto estão aumentar o calado, a partir do quinto ano da concessão, para 15,5 metros (atualmente o acesso aquaviário tem 13,3 metros). Isso vai permitir que o porto receba navios maiores.
Além disso, foram definidas a ampliação e alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio nº 6, entre outros.
O futuro concessionário executará todos os investimentos necessários para atingir a meta estabelecida, incluído serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais.