O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho disse durante o evento que o Aeroporto de Petrolina tem hoje 3,5 mil metros de área construída e ganhará mais 2 mil após a obraCrédito: Eduardo Oliveira/MPor
Região Nordeste
Ministro anuncia obras de ampliação para o Aeroporto
Previsão é de que os serviços no equipamento pernambucano sejam concluídos até junho de 2024
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve na segunda-feira (13) em Petrolina (PE) para anunciar as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho.
A cerimônia foi no saguão do equipamento e contou com a presença do prefeito da cidade, Simão Durando, do CEO da CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, Fabio Russo e do presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Guilherme Coelho.
Os trabalhos serão de responsabilidade da CCR, que gere o aeroporto desde março de 2022, e preveem a ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros; implantação do sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) em ambas as cabeceiras; instalação e manutenção de sistema de desaceleração de aeronaves em Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESA); entre outros.
No total, serão 15 intervenções que devem ser concluídas até o final do primeiro semestre do ano que vem, num investimento de R$ 56 milhões. Em relação a empregos, são estimadas 215 novas vagas de trabalho na fase de obras.
“Praticamente um novo aeroporto será construído em Petrolina. Hoje temos 3,5 mil metros de área construída e, depois da obra, o terminal terá mais 2 mil metros de área construída. É mais conforto, segurança e qualidade para os passageiros”, declarou Silvio Costa Filho.
Ainda em sua fala, o ministro disse que o investimento é necessário também para estimular a economia local e que o governo quer expandir o turismo de negócio e lazer na região.
Já a concessionária ressaltou que a obra tem o objetivo de aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.
“Esse terminal é a porta de entrada para as belezas do sertão nordestino e para o ambiente de negócios desta região, que só tem crescido e possui boas perspectivas ao horizonte. Com a realização da obra, estamos entusiasmados em impulsionar o potencial econômico e turístico da região, proporcionando uma experiência aeroportuária de excelência para passageiros e parceiros comerciais”, citou o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, destacou que a ampliação do aeroporto acompanha o crescimento da cidade, que tem a terceira maior população de Pernambuco, segundo dados do último censo do IBGE.
“O aeroporto precisa acompanhar esse crescimento. Esse recurso vai melhorar a estrutura do transporte aeroviário da cidade e vai tornar mais próximo a volta dos voos cargueiros, imprescindíveis para a fruticultura e escoamento da produção”, pontuou.