Obras vão permitir que o aeroporto recebe aeronaves com capacidade para até 150 passageiros (Foto: Jonilton Lima/MPor)
Região Sul
Ministro autoriza obras do aeroporto de Santa Rosa
Ordem de serviço foi assinada por Silvio Costa Filho; R$ 48 milhões serão aplicados na modernização
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de modernização do aeródromo Luís Alberto Lehr, localizado em Santa Rosa (RS). O aporte para as melhorias do terminal será de R$ 48 milhões.
A iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal para aprimorar a conectividade aérea no país e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
“A ampliação do Aeroporto de Santa Rosa representa um avanço significativo para a infraestrutura do estado, fortalecendo a aviação regional e impulsionando o crescimento econômico. Essa é uma obra estratégica para a população e toda a região, gerando emprego, renda e estimulando o turismo”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.
A modernização do aeroporto está inserida no Plano Aeroviário Nacional (PAN) e resulta de dois importantes Termos de Compromisso firmados entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e o município de Santa Rosa.
Obras
As obras incluirão a ampliação da pista de pouso e decolagem, que passará de 1.200 para 1.630 metros, além da construção de áreas de segurança pavimentadas e não pavimentadas, totalizando uma extensão de 1.930 metros. Com isso, o aeroporto poderá receber aeronaves com capacidade para até 150 passageiros, facilitando a conectividade e impulsionando a economia local.
O projeto também prevê a construção de uma nova taxiway e pátio de aeronaves, regularização da faixa de pista, instalação de sistemas de drenagem, cerca operacional e novos auxílios à navegação aérea. O acesso viário ao aeroporto será requalificado, e novas vagas de estacionamento serão disponibilizadas, garantindo mais segurança e eficiência para operações futuras.