Com 71,6 metros e pesando 1,870 toneladas, o recém-lançado submarino Humaitá tem capacidade para acomodar uma tripulação de 35 militares e ficar até cinco dias imersoCrédito: Divulgação/Marinha do Brasil
Nacional
Ministro da Defesa entrega submarino à Marinha
Para José Múcio Monteiro, a embarcação simboliza a capacidade de desenvolvimento do Brasil
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, entregou na sexta-feira, dia 12, o submarino Humaitá ao setor operativo da Marinha do Brasil. A cerimônia de Mostra de Armamento foi realizada na Base Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Para o ministro, o submarino simboliza a capacidade de desenvolvimento do Brasil. “A entrega do segundo submarino da classe Riachuelo corresponde à conquista de uma meta tangível e que ao lado dos notáveis avanços da construção desse complexo naval e as etapas já em curso para a construção do futuro submarino com propulsão nuclear”, disse.
José Múcio reforçou que o Humaitá traz “evidências incontestáveis da elevada competência técnica” e atribuiu a capacidade de operação à Marinha do Brasil.
O submarino faz parte do programa de desenvolvimento de submarinos da Marinha em parceria com a França. O Humaitá estava em construção desde 2008, no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas foi batizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
A embarcação faz parte de uma série de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica e é baseada no modelo francês scorpène. Mas de acordo com a Marinha, a estrutura brasileira é maior que a francesa.
O submarino brasileiro tem capacidade para acomodar uma tripulação de 35 militares e ficar até cinco dias imerso. Ele tem 71,6 metros com 1,870 toneladas. O scorpène mede 66,4 metros e pesa 1,717 toneladas.