A reunião visou fortalecer a colaboração entre Brasil e Espanha, promovendo uma discussão estratégica e aprofundada sobre a relação comercial entre os países. Foto: Vosmar Rosa
Comércio exterior
Ministro de Portos discute parcerias com presidente da Espanha
Encontro empresarial Brasil – Espanha abordou o fortalecimento das relações comerciais entre os países
Nesta quinta-feira (7), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho participou de um encontro em São Paulo (SP) com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez. O objetivo foi debater questões sobre comércio e investimentos nos setores portuários e aeroportuários, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A reunião visou fortalecer a colaboração entre Brasil e Espanha, promovendo uma discussão estratégica e aprofundada sobre a relação comercial entre os países.
Em relação aos portos, a parceria entre Brasil e Espanha abrange diversas áreas de colaboração, como troca de experiências em gestão portuária, operações logísticas, segurança marítima e desenvolvimento sustentável. Além disso, envolve a participação de empresas espanholas em projetos de infraestrutura portuária no Brasil.
Há também colaboração em inovação e tecnologia para otimizar operações portuárias, o desenvolvimento de corredores logísticos integrados para aumentar a eficiência e reduzir custos, bem como programas de capacitação para profissionais do setor.
Recentemente, ocorreu uma troca de experiências por meio do curso sobre Transição Energética e Descarbonização de Portos, que incluiu visitas técnicas ao Porto de Valência e a Puertollano, em Valência e Madri.
“A gente tem uma grande janela de oportunidades tanto de construtoras e grandes empresas brasileiras querendo ir operar na Espanha, como também grandes empresas e indústrias espanholas vir para o Brasil. Essa parceria e diálogo são muito benéficos para o País porque na hora que a gente traz investimentos econômicos e desenvolvimento econômico, isso se traduz em geração de emprego e renda para o povo brasileiro”, destacou Silvio Costa Filho durante conversa com jornalistas.
Quinta economia da Europa, a Espanha é o quarto país em estoque de Investimentos Estrangeiros Diretos (EID) no Brasil. No setor aeroportuário, por exemplo, a concessionária Aena Brasil, uma marca espanhola, destaca-se como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, gerenciando 17 aeroportos que correspondem a cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.
O Brasil tem trabalhado para expandir o fluxo de turistas entre os dois países, inclusive com a perspectiva de promover voos para novos destinos no Brasil. O Ministério de Portos e Aeroportos está desenvolvendo uma parceria com a Embratur para sistematizar os esforços na promoção de destinos brasileiros na Espanha e incentivar empresas espanholas a voarem para o Brasil.