A expectativa é que Costa Filho aproveite a ocasião para se reunir com o ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, José Luis Falero. Foto: Vosmar Rosa/MPor
Mercosul
Ministro Silvio Costa confirma participação no Mercosul Export
Segunda edição do fórum internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes será realizada nos dias 15 e 16, no Uruguai
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou presença em mais um evento promovido pelo Grupo Brasil Export neste ano. Depois de ter participado da cerimônia de abertura do Norte Export, no mês passado, em Palmas, no Tocantins, ele será uma das atrações do Mercosul Export. O fórum internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes será realizado em Montevidéu, no Uruguai, nos próximos dias 15 e 16.
Além de discursar no Mercosul Export, espera-se que Costa Filho aproveite a ocasião para se reunir com o ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, José Luis Falero. O titular da pasta no país vizinho tem tido um papel atuante na viabilização da Hidrovia Binacional da Lagoa Mirim, também conhecida como Hidrovia Brasil-Uruguai.
O ministro de Portos e Aeroportos tem dado atenção especial ao modal. Ao falar sobre o assunto em sua participação no Norte Export, enfatizou que a Hidrovia do Rio Tocantins é uma prioridade da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, subordinada ao seu ministério.
E a expectativa é de que o transporte hidroviário esteja novamente na pauta do Mercosul Export. Isso ficou mais evidente em junho, durante reunião do Conselho Nacional do Brasil Export, para alinhar temas a serem abordados no fórum. O embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, apontou a necessidade de um debate mais aprofundado sobre as principais oportunidades de desenvolvimento do transporte hidroviário, sobretudo nos canais fluviais comuns entre os países do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai) e o Brasil. Ele também propôs uma discussão sobre como acelerar o processo de integração do bloco econômico utilizando a Hidrovia Paraguai-Paraná.
Programação
A primeira edição do Mercosul Export também foi realizada em Montevidéu, em setembro do ano passado. Na ocasião, 173 profissionais participaram presencialmente das atividades. Além dos painéis de debates, foram realizadas visitas à sede da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), ao Porto de Montevidéu, ao Terminal Cuenca del Plata, à Zonamérica (a zona franca uruguaia) e à Costa Oriental, onde grandes empresas de vários setores estão instaladas.
Para este ano a programação inclui uma visita ao novo Ferrocarril Central e ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário. Também haverá painéis e palestras e mais uma edição do InfraJur – Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transporte.