O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará presente na cerimônia de abertura do Norte Export, ao lado de outras autoridades federais, estaduais e municipais. Foto: Divulgação/MPor
Região Norte
Ministro de Portos e Aeroportos confirma presença no Norte Export
Silvio Costa Filho participará da edição 2024 do fórum regional, que será realizado nos dias 22 e 23 deste mês, no Tocantins
Capital do estado do Tocantins, Palmas vai receber nos dias 22 e 23 de julho a edição 2024 do Norte Export – fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes. O evento terá como principal atração o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho. O titular da pasta tem presença confirmada na solenidade de abertura, no próximo dia 22.
Costa Filho também vai aproveitar a ida ao estado para participar de um evento no Aeroporto de Palmas. Desde o ano passado o equipamento vem passando por obras para melhorias, nas quais a concessionária CCR investiu R$ 36 milhões.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), também participará da cerimônia, assim como outras duas autoridades locais: o senador Irajá Silvestre Filho (PSD) e o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos).
Representando órgãos do Governo Federal estarão presentes o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira; e o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Rodrigo Agostinho.
Pelo Grupo Brasil Export estão confirmados o CEO, Fabrício Julião; o presidente do Conselho Nacional, José Roberto Campos; Gilmara Timóteo, presidente do Conselho Feminino e diretora-executiva da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph); e Sérgio Aquino; presidente do Conselho do Norte Export e presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).
Também no dia 22, mas antes da cerimônia de abertura do Norte Export, outra autoridade estará presente. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonathan dos Santos, fará uma palestra no InfraJur – Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes. O evento, que discute questões jurídicas ligadas ao setor de infraestrutura, faz parte da programação do fórum regional.
Pela manhã, abrindo as atividades do Norte Export, está prevista a visita de uma comitiva ao Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN). O ativo, operado pela VLI, é responsável pelo escoamento de soja e milho da nova fronteira agrícola e das principais áreas produtivas do país pelo Porto de Itaqui (MA), por meio da Ferrovia Norte-Sul.
Como tradicionalmente acontece nos fóruns do Grupo Brasil Export, o Norte Export irá realizar painéis técnicos para discutir desafios e demandas enfrentados pela região. O primeiro deles, no dia 22, terá como tema “Desenvolvimento das conexões do transporte aquaviário na região Norte e boas iniciativas com ganho de eficiência nas operações portuárias”.
Para o dia 23 estão previstos mais dois painéis: “Desenvolvimento de novos negócios e a criação de corredores logísticos inteligentes” e “Descarbonização no setor de transportes e incentivos ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura na região Norte”.
Nesse dia também haverá uma palestra do presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa.
O Norte Export é promovido pelo Grupo Brasil Export, com produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial da Rede BE News. Os dois dias do evento serão transmitidos na íntegra pelo canal da TV BE News no Youtube (@tv_benews).