A atividade principal do ramal da Transnordestina será o transporte de minério extraído no Piauí até o Porto de Suape, onde será exportadoCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Ministro dos Transportes garante ramal da Transnordestina entre Salgueiro e Suape
Garantia foi dada por Renan Filho em encontro com deputados pernambucanos no deputados pernambucanos
O trecho da ferrovia Transnordestina entre Salgueiro e Suape (PE), que tinha sido excluído do projeto no fim do ano passado, será concluído, seja com recursos federais ou parcerias com a iniciativa privada. A garantia foi dada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante reunião com a bancada pernambucana no Congresso Nacional, na terça-feira (20).
A atividade principal do ramal será o transporte de minério extraído no Piauí até o Porto de Suape, onde será exportado.
Durante o encontro, os parlamentares pernambucanos se mostraram mobilizados para destravar o trecho, que foi retirado do projeto após a concessionária TLSA alegar inviabilidade econômica e se comprometer apenas com a conclusão da ligação entre Salgueiro e o Porto de Pecém (CE).
Essa é a segunda vez que Renan sinaliza a conclusão do ramal. Em maio, ele também confirmou a obra quando se encontrou com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
De acordo com o deputado federal Pedro Campos, que participou da reunião da última terça-feira, Renan disse que as obras da Transnordestina serão reiniciadas em 2024, com previsão de inclusão orçamentária para o ano que vem.
O ramal até Suape conta com 48% do andamento concluído. Já o traçado que leva a Pecém está 18% pronto. Entre as vantagens apontadas para a retomada dos trilhos em solo pernambucano é o potencial de cargas de retorno – já que a viagem de volta poderá trazer combustíveis, gás, contêineres e veículos – e a extensão do ramal, que é 92 quilômetros mais curta que a de Pecém, o que pode resultar em custos menores.
Duplicação da BR-104
Renan Filho também afirmou que a duplicação da BR-104 será retomada. A rodovia corta os estados nordestinos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e parte do Rio Grande do Norte, é bastante utilizada por turistas, tem histórico de congestionamentos e grande quantidade de acidentes de trânsito.
O trecho tem cerca de 10 quilômetros e as obras de duplicação, de responsabilidade do governo de Pernambuco, foram paralisadas há quase dez anos. O ministro disse que a conclusão dos trabalhos custará R$ 106 milhões e será realizada em parceria com o Governo Federal.
A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no início do segundo semestre deste ano.