sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com o ministro, as áreas reservadas para estacionamento de caminhões vai suprir metade da demanda necessária para os veículos que trafegam em SantosCrédito: Leandro Pontes/Prefeitura de Santos

Nacional

Ministro e APS inauguram novas áreas para estacionamento provisório

24 de novembro de 2023 às 8:48
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Áreas localizadas na Avenida Perimetral podem receber até 260 veículos simultaneamente

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, juntamente com a Autoridade Portuária de Santos (APS), inaugurou uma das duas novas áreas que foram destinadas de forma provisória para estacionamento de caminhoneiros que trabalham no Porto de Santos (SP). O espaço, localizado na Avenida Perimetral, na região portuária de Santos, receberá 260 caminhões simultaneamente.

Ao todo, serão duas áreas que servirão como estacionamento de caminhões, uma das principais reivindicações de sindicatos da categoria. De acordo com o ministro, a medida vai suprir metade da demanda necessária para os veículos que trafegam em Santos.

“Sabemos do sacrifício que tem sido nos últimos anos a esses trabalhadores. É uma luta antiga que estamos tendo a oportunidade de, através do diálogo, buscar uma construção coletiva. Além de dar qualidade a quem presta serviço ao porto, estamos ajudando a mobilidade urbana, para que se tenha menos caminhões nas ruas”, analisou.

As áreas correspondem a antigas instalações da Libra, que foram cedidas gratuitamente para a Autoridade Portuária em razão de uma dívida da empresa com a companhia pública.

“Fizemos essa cessão das áreas por seis meses, com possibilidade de renovação. São duas áreas que se apresentam com total capacidade e configuração para operações portuárias. O metro quadrado aqui para quem opera no porto é muito valioso”, comentou o presidente da APS, Anderson Pomini.

Atualmente, a Prefeitura de Santos disponibilizou uma área, terreno destinado para construção de conjuntos habitacionais, em fase emergencial para os caminhoneiros terem onde estacionar seus veículos, principalmente os trabalhadores que são moradores de Santos.

“O estacionamento vem resolver um conflito antigo que há entre as carretas e os bairros. Ajuda principalmente os caminhoneiros locais, que não tinham onde deixar seus veículos com segurança. Eles têm no caminhão seu escritório, a fonte de renda de suas famílias”, disse o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos).

Novo pátio

A APS já havia divulgado que vai instalar o novo Ecopátio do Porto de Santos, em um trecho próximo a ponte estaiada, no município de Cubatão (SP). Diferentemente dos espaços na Avenida Perimetral, este projeto será definitivo. Será uma área de 500 mil m².

Segundo o presidente do porto, a expectativa é que o novo pátio seja inaugurado no final do ano que vem, seguindo o cronograma da APS. O investimento será a partir da iniciativa privada.

“Precisamos de um pátio regulador em Cubatão, ou até dois, porque os travamentos estão diários e ninguém consegue transitar pelo trecho para chegar no Porto. Esse projeto é interessante, pois precisamos de espaço para estacionar”, disse Luciano Santos, presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam).

Compartilhe:
TAGS Autoridade Portuária de Santos estacionamento provisório de caminhões ministro de Portos e aeroportos Silvio Costa Filho