Uma das áreas aproveitadas como estacionamento para caminhões ficará nas antigas instalações da Libra Terminais, que, segundo Anderson Pomini, deve R$ 4 bilhões à APSCrédito: Divulgação/APS - Arquivo
Região Sudeste
Ministro é esperado para inaugurar novo estacionamento para caminhões
Durante a apresentação do balanço dos sete meses da atual gestão da Autoridade Portuária de Santos, o presidente Anderson Pomini revelou que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deverá vir a Santos para a inauguração de um novo estacionamento provisório para caminhões dentro da região portuária.
Segundo o cronograma da APS, estão programados dois projetos de estacionamento para os caminhões que acessam o Porto de Santos. O primeiro deles é em um espaço próximo à ponte estaiada, no município de Cubatão.
“Temos cerca de 530 mil metros quadrados naquele local, que é área do Porto de Santos. Ali será instalado o Ecopátio do Porto de Santos. É uma área que deveria ter sido utilizada há anos, mas que por algum motivo isso não aconteceu”, disse Pomini.
A segunda área para estacionamento será nas antigas instalações da Libra, que foram cedidas gratuitamente para a Autoridade Portuária. Atendendo a uma demanda dos caminhoneiros, a empresa pública transformará o espaço em um estacionamento provisório.
“A Libra deve à Autoridade Portuária R$ 4 bilhões, uma dívida considerada perdida. Retomamos a discussão de acordo, sob a condição e exigência de que duas áreas sejam disponibilizadas para o porto, e que nós possamos disponibilizar temporariamente aos caminhoneiros”, comentou Pomini.
Inauguração
Seguindo o cronograma da APS, a área de 30 mil metros quadrados, que poderá receber mais de 340 caminhões, deverá ser inaugurada na próxima semana com a presença do ministro Silvio Costa Filho.
“A área será entregue possivelmente na próxima quinta-feira (23), pelo ministro Silvio Costa. O ministro virá para essa pauta para entrega dessas áreas aos sindicatos dos caminhoneiros. Assim, resolveremos parte desse problema histórico”, analisou.
De acordo com o presidente da APS, a área terá supervisão e fiscalização de equipes da Guarda Portuária. A APS não informou o período pelo qual o estacionamento ficará em funcionamento.