A dragagem em Suape vai aumentar a profundidade do canal para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres com até 366 metros de comprimento, além de outras embarcações de grande porte. Eduardo Oliveira/ Mpor
Porto de Suape
Ministro e governadora lançam edital para dragagem do canal interno do Porto de Suape
A obra vai aumentar a profundidade para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres com até 366 metros de comprimento
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lançou, nesta sexta-feira, 22, o edital de licitação para a primeira etapa de dragagem do canal interno do Porto de Suape, em Pernambuco (PE). Os empreendimentos desta fase vão durar em média 8 meses e terão o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos e do governo estadual com investimentos na ordem de R$ 204 milhões.
A dragagem em Suape vai aumentar a profundidade do canal para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres com até 366 metros de comprimento, além de outras embarcações de grande porte. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, essas melhorias vão gerar um aumento no volume de cargas movimentadas no porto, pois vai abrir espaço para navegação de navios de maior porte.
Até o momento, apenas navios com calado de 12,1 metros conseguem acessar o atracadouro durante o período de inverno, na maré zero.