Silvio Costa Filho participou, nesta sexta-feira (6), da cerimônia de conclusão das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, que contou com um investimento de R$56 milhões. Foto: MPor/Divulgação
Região Nordeste
Ministro entrega obras de ampliação do Aeroporto de Petrolina
Silvio Costa Filho participou, nesta sexta-feira (6), da cerimônia de conclusão das obras de ampliação do equipamento
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou, nesta sexta-feira (6), da cerimônia de conclusão das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, que contou com um investimento de R$56 milhões.
A entrega faz parte de um pacote de 15 reformas previstas pela CCR Aeroportos, responsável pela concessão do terminal. O projeto integra o Novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), em parceria com o setor privado.
“Com as melhorias no aeroporto, que é administrado pela CCR Aeroportos, a movimentação de turistas no feriado e no estado será impulsionada, gerando renda e contribuindo para o crescimento da economia pernambucana”, disse o ministro.
O valor foi destinado à modernização do Terminal de Passageiros, melhorias no sistema elétrico, instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto e ampliação do pátio, que agora comporta seis posições para aeronaves de modelos como o Airbus 320 e o Boeing 737, predominantes em voos domésticos.
O aeroporto também recebeu o Sistema de Ajuda Visual à Navegação Aérea (PAPI), com o objetivo de aprimorar a segurança durante pousos. Houve intervenções na drenagem da pista, além de melhorias no sistema de iluminação e sinalização.
A nova sala de embarque conta com 1.185 metros quadrados, três portões de embarque e um canal de inspeção equipado com três aparelhos de raio-X, aumentando a capacidade de atendimento do terminal.
O Aeroporto de Petrolina é o segundo mais movimentado de Pernambuco, atendendo não só o estado, mas também as regiões do Norte da Bahia e Sul do Piauí. O terminal recebe, semanalmente, cerca de 8.500 passageiros, em 15 operações diárias.
Na cerimônia, também esteve presente o secretário de Aviação Civil, Tomé Franca.