Vista aérea do Aeroporto de Congonhas: instalação está entre as unidades que serão oferecidas na 7ª rodada de concessões aeroportuárias
Internacional
Ministro inicia roadshows em Madri com reuniões com empresários
O objetivo é apresentar o portfólio dos programas de concessões brasileiras para companhias europeias
O início da semana de roadshows do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, foi marcado por apresentações e reuniões com empresas da Espanha na capital, Madri. O objetivo é apresentar o portfólio dos programas de concessões brasileiras para companhias europeias.
Na parte da manhã o Marcelo Sampaio se reuniu com executivos da empresa Aena. No Brasil a empresa gerencia o Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna (PB); o Aeroporto de João Pessoa – Presidente Castro Pinto (PB); o Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes (CE); o Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (AL); o Aeroporto de Aracaju – Santa Maria (SE); e o Aeroporto Internacional Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE).
Estes seis aeroportos da região Nordeste do Brasil registraram em 2019 um tráfego de mais de 13,8 milhões de passageiros, 6,5% do total do tráfego brasileiro. Concretamente, o aeroporto do Recife é o oitavo do Brasil por tráfego de passageiros totais e o sexto por tráfego de passageiros internacionais.
Em suas redes sociais, o ministro da Infraestrutura afirmou que a eles foi apresentada a sétima rodada de aeroportos, que irá transferir para a iniciativa privada 15 terminais, entre eles o de Congonhas (SP). O leilão está marcado para o dia 18 de agosto.
À tarde, o líder da pasta se reuniu com executivos da empresa Acciona, é uma das principais empresas espanholas, líder na promoção e gestão de infraestruturas, energias renováveis, industrial, água e serviços.
Novamente por meio de suas redes sociais, Sampaio informou que tratou sobre a concessão das Rodovias Integradas do Paraná (BR-153/158/163/272/277/369/373/376/476/PR), distribuídas em seis lotes rodoviários. Também da concessão da BR-381/MG, trecho de 297 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
Além de assessores, a comitiva do ministro conta com o secretário de Fomento, Planejamento e Parcerias, Rafael Furtado, o chefe da assessoria especial de Assuntos Institucionais, Helder Gonzales, e o diretor do Departamento de Estruturação e Articulação de Parcerias, Rui Gomes da Silva Júnior.
Nesta terça, dia 5, o ministro deverá fazer uma apresentação para outros executivos e membros da Cámara de Comercio de España, sociedade de direito público que tem por objeto a representação, promoção e defesa dos interesses gerais das empresas espanholas. Além disso, representa e coordena as Câmaras de Comércio territoriais, dentre elas a Cámara de Comercio Brasil-España.
LEGENDA: Entre os destaques apresentados pelo ministro na segunda-feira está a 7ª rodada de concessões aeroportuárias
IMAGEM (Aeroporto de Congonhas Divulgação Infraero)