sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Nacional

Ministro intensifica diálogo com Venezuela para importação de energia elétrica

Atualizado em: 24 de outubro de 2023 às 8:58
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Objetivo do Governo é diminuir o uso de termelétricas a óleo diesel na região Norte do Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, embarcou na segunda-feira, dia 23, rumo a Caracas, na Venezuela, para discutir a importação da energia elétrica de Guri para Roraima. Ele vai se encontrar com o ministro do Poder Popular para Energia Elétrica do país vizinho, Nestor Luis Reverol Torres.

A medida visa diminuir o uso de termelétricas a óleo diesel na região Norte do Brasil que sofre com as consequências de uma estiagem severa causada pelo fenômeno do El Niño. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, também está reforçando o diálogo em prol da região Norte. A estatal está avaliando retomar os investimentos no território da Venezuela que possui a maior reserva de petróleo do planeta.

As articulações começaram no primeiro semestre deste ano. Segundo interlocutores do Ministério de Minas e Energia, o diálogo estava parado desde 2019 após o rompimento das relações entre Brasil e Venezuela no governo do então presidente Jair Bolsonaro.

Na última semana, Silveira se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sinalizou que a importação de energia pode voltar a ocorrer nos próximos 30 dias.

Dragagem

A situação na região Norte também está sendo acompanhada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pelo Ministério dos Transportes. Nas últimas semanas, foram assinados contratos de dragagem para os rios Madeira e Solimões. O valor dos investimentos foi, até o momento, de R$ 138 milhões.

O Governo está usando um estoque emergencial de térmicas a diesel na região Norte para garantir o abastecimento de energia elétrica. O combustível deve suprir as áreas de influência da usina hidrelétrica de Santo Antônio (RO) depois da suspensão temporária das operações por baixo volume no rio Madeira.

Compartilhe:
TAGS Alexandre Silveira energia elétrica Ministro intensifica diálogo óleo diesel Região Norte