Durante sua participação na edição 2023 do Airport National Meeting, o ministro Silvio Costa Filho reforçou o compromisso em recuperar a economia brasileira no setor aéreoCrédito: Vosmar Rosa/MPor
Nacional
Ministro prevê mais de 140 milhões de passageiros nos aeroportos do país até 2026
Silvio Costa Filho participou de encontro entre autoridades e reguladores para discutir os desafios do setor aéreo
“Até 2026, nós vamos chegar a mais de 140 milhões de passageiros no país. Isso será fundamental para o fortalecimento dos nossos aeroportos, mas também da nossa economia”. Essa previsão foi feita pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante participação no Airport National Meeting (ANM 2023), um encontro entre autoridades e reguladores para discutir os desafios do setor aéreo.
O evento, realizado na terça-feira, dia 5, foi organizado pela Aeroportos do Brasil e sediado no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Durante sua participação, o ministro reforçou o compromisso em recuperar a economia brasileira no setor aéreo.
Para Silvio Costa Filho, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai ajudar a alcançar a meta. “Isso representa o crescimento das exportações, estabilidade econômica, estabilidade das nossas instituições”, disse o ministro.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, nos últimos dez anos a indústria aeroportuária investiu mais de R$ 25 bilhões em melhorias e modernização da infraestrutura dos aeroportos no Brasil.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dados divulgados em 2022 mostram que foram realizados aproximadamente 831 mil voos, somados os mercados doméstico e internacional, representando um aumento de 39% em relação a 2021. Os números mostram que aproximadamente 98 milhões de passageiros foram transportados.