A única via de acesso para caminhões da Grande São Paulo ao Porto de Santos é a via Anchieta, a mais antiga do Sistema Anchieta-Imigrantes, que está chegando ao seu limiteCrédito: Divulgação/Ecovias
Região Sudeste
Ministro promete falar com Tarcísio por nova ligação Planalto-Porto de Santos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que vai dialogar com o governador de São Paulo Tarcisio de Freitas (Republicanos) a respeito do projeto de uma nova ligação rodoviária entre São Paulo e Santos, pensando no transporte de cargas para o Porto de Santos.
Na coletiva de imprensa, ao ser questionado sobre o projeto e necessidade de uma nova pista entre Planalto-Planície, Costa Filho disse não fazer garantias, mas prometeu trabalhar em conjunto visando o desenvolvimento da região.
“É um desejo antigo de todos os empresários, caminhoneiros, e prioridade da agenda portuária. Conversei com o presidente Pomini, que até apresentou um projeto que iremos apresentar. Vamos procurar o governador Tarcísio para ver se podemos trabalhar para que essa obra possa sair do papel. Não posso prometer aquilo que ainda não está de fato desenhado, mas nos comprometemos a trabalhar de maneira coletiva para ver como podemos construir essa obra vital”, afirmou.
Ao BE News, na quinta-feira (21), o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) mostrou confiança no trabalho do novo ministro em demonstrar a necessidade e urgência da obra para o Governo do Estado.
“Tenho a certeza de que o ministro, que é muito habilidoso, vai convencer o governador apresentando dados, pesquisas técnicas, da importância dessa obra, dela entrar na agenda de relevância pro Governo do Estado. Não tenho dúvidas de que em breve o governador estará debruçado sobre a construção dessa nova pista. Trata-se de uma obra fundamental para o escoamento dos produtos de tudo o que chega e sai do Porto de Santos”, analisou.
A única via de acesso para a chegada de caminhões ao complexo portuário é a via Anchieta, a mais antiga do Sistema Anchieta-Imigrantes, que está chegando ao seu limite
Conforme números apresentados pela concessionária EcoRodovias, pelo menos até 12 mil caminhões descem pela via Anchieta por dia, com o número podendo ser diretamente afetado em razões de intercorrência na rodovia, principalmente no que diz respeito ao seu trecho de serra.
ASPAS
“Vamos procurar o governador Tarcísio para ver se podemos trabalhar para que essa obra possa sair do papel. Não posso prometer aquilo que ainda não está de fato desenhado, mas nos comprometemos a trabalhar de maneira coletiva para ver como podemos construir essa obra vital”
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos