quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Cerca de 20 trabalhadores atuam na primeira fase de obras do aeroporto de Guarujá utilizando equipamentos como retroescavadeira, escavadeira hidráulica e caminhões (Helder Lima/Prefeitura de Guarujá)

Região Sudeste

Ministro revela interesse de Gol e Azul em operar voos em Guarujá

Atualizado em: 12 de março de 2024 às 9:53
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Ministro acompanhou o andamento das obras da primeira fase do futuro terminal

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitou na segunda-feira, dia 11, as obras da primeira fase do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá (SP), localizado na Base Aérea de Santos. Com previsão de já receber voos ainda este ano, companhias áreas já demonstraram interesse em ofertar voos a partir do novo terminal.

Segundo a Prefeitura, cerca de 20 trabalhadores já atuam nas obras referentes à primeira fase. No momento, eles integram a equipe operacional para mobilização dos trabalhos e realizam os serviços de topografia. São utilizados ainda equipamentos como retroescavadeira, escavadeira hidráulica e caminhões.

A expectativa é que o aeroporto inicie suas operações recebendo voos de até 72 passageiros. De acordo com Costa Filho, o Governo Federal já recebeu interesse de Companhias Aéreas que querem ofertar voos a partir do futuro terminal.

“Estamos dialogando com a Gol e com a Azul, que já sinalizaram positivamente para fazer operações de aviões de até 72 passageiros (jatinhos e turboélices), e querem explorar oportunidades em Guarujá. Ainda não existe nada oficialmente, é muito mais uma discussão sobre a importância do aeroporto para o desenvolvimento da região”, disse.

Segundo anunciou o ministro, a primeira fase recebeu investimentos do Governo Federal de R$ 19 milhões.

A primeira etapa das obras no aeroporto contempla reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna.

“Vamos trabalhar fortemente com as demais companhias aéreas para poder fazer futuras operações. Depois vamos sonhar com voos para outros destinos para visitação do Guarujá, sobretudo pelo papel do turismo na região da Baixada Santista”.

Após a conclusão da primeira fase, começará a implantação do novo terminal de passageiros. Ao todo, o aporte financeiro se aproxima dos R$ 40 milhões.

Compartilhe:
TAGS Aeroporto de Guarujá companhias aéreas Silvio Costa Filho