sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O ministro dos Transportes diz que escolheu o país europeu para realizar o primeiro roadshow do ano pelo fato de o Brasil ser o segundo destino dos investimentos espanhóis (Foto: Divulgação/B3)

Nacional

Ministro sugere a espanhóis que invistam na malha rodoviária brasileira

9 de março de 2024 às 9:59
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

A poucos dias de missão no país, Renan Filho escreve artigo para jornal apresentando oportunidades do programa federal de concessões

“As empresas espanholas (…) têm uma oportunidade ímpar neste 2024 de contribuir para a modernização da malha rodoviária brasileira”. Esse é um trecho do artigo do ministro dos Transportes, Renan Filho, na edição de quinta-feira, dia 7, do jornal espanhol El País. No texto direcionado a investidores do país europeu, ele apresenta oportunidades de negócios proporcionadas pelo programa federal de concessões rodoviárias.

“O Brasil vive um momento histórico de retomada na sua economia e de otimismo no setor de infraestrutura, especialmente no segmento de rodovias. Estão previstos para este ano 13 leilões de concessões de estradas, nas cinco regiões do país, totalizando um Capex de R$ 122 bilhões (aproximadamente 22,5 bilhões de euros)”, escreveu Renan.

Segundo o ministro, em 2023 o país registrou crescimento de 20% nos recursos públicos e privados destinados ao setor. E até 2026, a perspectiva de investimentos soma R$ 280 bilhões (cerca de 52 bilhões de euros). Além disso, ele afirma que o Governo Federal vem aperfeiçoando mecanismos de proteção e incorporando cláusulas flexíveis para equacionar o compartilhamento de riscos do negócio.

“Recentemente, o Brasil criou um programa de hedge cambial para proteger os contratos das variações das taxas de câmbio, reduzindo assim o custo de capital e tornando os investimentos em infraestrutura no país ainda mais atraentes. A medida é especialmente relevante para as empresas espanholas que buscam expandir suas operações no exterior”, diz Renan Filho.

Ele acrescenta que os contratos de concessão que utilizarem esse hedge cambial terão “cláusulas verdes”, garantindo que os investimentos sejam realizados de forma ambientalmente sustentável e socialmente responsável. “Isso reforça o compromisso do governo brasileiro com os acordos do clima e com as gerações futuras”.

Modernização e competitividade

No artigo publicado pelo El País, o ministro dos Transportes entende que modernizar a logística, integrar cada vez mais a infraestrutura de transportes na América do Sul e aumentar a competitividade da economia regional são tarefas urgentes para o Brasil.

E para que esses objetivos sejam alcançados, é fundamental a qualificação da malha rodoviária. Com base nisso, ele volta a sugerir que as empresas da Espanha contribuam para esse processo, emprestando sua expertise e trazendo inovações tecnológicas e soluções eficientes para o setor.

A partir desta segunda-feira, dia 11, uma comitiva liderada por Renan Filho vai participar de uma série de encontros com empresas privadas, fundos de investimento e operadores de infraestrutura em Madri, capital da Espanha.

No encerramento de seu artigo, o ministro dos Transportes diz que escolheu o país europeu para realizar o primeiro roadshow do ano pelo fato de o Brasil ser o segundo destino dos investimentos espanhóis.

“Em Madri, vamos apresentar as novidades do pipeline de projetos de concessão de rodovias do governo brasileiro e desejamos dialogar abertamente com empresários e investidores sobre as oportunidades que vão surgir. Convidamos as senhoras e os senhores a caminharem junto conosco”, finalizou.

Durante a missão, prevista para terminar na sexta-feira, dia 15, a equipe brasileira também terá a oportunidade de conhecer a operacionalização de tecnologias usadas por concessionárias europeias em visitas técnicas.

Compartilhe:
TAGS concessões espanha malha rodoviária Renan Filho