HUB
Ministro vai debater aviação regional com governador do RS
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, vai se reunir nesta semana com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para debater um plano para a aviação regional do estado – que vem sofrendo a pior tragédia climática de sua história, com enchentes, rodovias bloqueadas com quedas de barreira, aeroportos alagados e mais de 90% dos municípios gaúchos afetados. O encontro poderá ocorrer em Porto Alegre ou em Brasília, dependendo da agenda de Leite. “(Se o governador for a Brasília) nós faremos uma reunião no ministério para discutir com ele o plano de aviação regional e algumas ações de operação logística no estado, de ampliação das rotas de voos. A ideia é essa”, explicou o ministro.
Com acessos rodoviários, ferroviários e hidroviários restritos ou interrompidos, uma das saídas para o transporte de mantimentos e materiais de primeira necessidade, doações vindas de todo o País, a solução é garantir a utilização dos aeroportos regionais. O principal do estado, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, permanece fechado, totalmente alagado, desde o último dia 3 e sem perspectiva de reabertura.
Segundo Sílvio Costa Filho, a utilização dos aeroportos regionais pode garantir a realização de 116 voos semanais – 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina. Essas viagens serão feitas a partir de instalações como as de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Galeão (RJ). A expectativa é que, com essa estratégia, as unidades regionais envolvidas registrem um aumento de movimento de 13 mil passageiros por semana, chegando a 20 mil.