Silvio Costa Filho vai se encontrar com representantes da concessionária Fraport Brasil, responsável pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira (18). A reunião faz parte das ações do governo federal para ajudar na reconstrução dos municípios do Rio Grande do Sul afetados por chuvas e alagamentos intensos entre abril e maio. Foto: Henrique Raynal/Casa Civil
Região Sul
Ministro vai discutir com concessionária a situação de aeroporto após enchentes
Silvio Costa Filho se encontrará com representantes da Fraport Brasil, responsável pelo Aeroporto Salgado Filho nesta terça-feira (18)
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai se encontrar com representantes da concessionária Fraport Brasil, responsável pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta terça-feira (18). A reunião faz parte das ações do governo federal para ajudar na reconstrução dos municípios do Rio Grande do Sul afetados por chuvas e alagamentos intensos entre abril e maio.
“A área já foi limpa, o terminal de cargas já voltou a funcionar, estamos fazendo uma análise da pista e estudos para que possamos ter um diagnóstico real da situação”, detalhou Costa Filho.
Desde o início do mês de maio, o Salgado Filho permanece com o funcionamento do sítio aeroportuário suspenso por tempo indeterminado devido ao alagamento da pista e danos nas estruturas afetadas pela água.
Na última sexta-feira (14), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma operação para apoiar a decolagem de aeronaves que estavam retidas no Salgado Filho. A ação foi conduzida pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO) e liberou oito aviões de pequeno porte que estavam nos hangares desde a interrupção dos serviços aéreos.
Segundo o Capitão Luis Alberto Marquetti, chefe da Seção de Operações do DTCEA-CO, esta foi a segunda missão do tipo em menos de uma semana. Controladores de voo familiarizados com a Torre Porto Alegre foram mobilizados para garantir a segurança das decolagens. A operação incluiu a prestação de serviços de informação, autorização de planos e fornecimento de dados meteorológicos.