Brasil Export
Ministros do TST confirmam presença no fórum Brasil Export
Evento em Brasília reunirá especialistas para discutir infraestrutura, qualificação da mão de obra e desafios portuários
Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmaram presença no Brasil Export – fórum nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, que será realizado em Brasília (DF) entre os dias 8 e 10 deste mês.
Guilherme Caputo Bastos participará da abertura do InfraJur (Encontro Nacional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes) no dia 9. Já o ministro Alexandre Luiz Ramos fará uma palestra na mesma data para abordar relações de trabalho e qualificação da mão de obra no sistema portuário.
O fórum Brasil Export encerra a agenda anual de eventos do Grupo Brasil Export, na data serão reunidos especialistas e autoridades para discutir temas centrais relacionados à infraestrutura, logística e desenvolvimento do país.
O encontro contará com painéis e palestras que abordarão os desafios e oportunidades para setores como o portuário, o rodoviário e o transporte de carga, além da Expo Brasil Export, feira composta por estandes de patrocinadores e apoiadores, onde serão apresentadas novas soluções e propostas para o aprimoramento da logística nacional.
O dia 8 será dedicado ao Bloco Negócios e Relações Internacionais, em que serão discutidos planos de investimento em infraestrutura e iniciativas para aumentar a competitividade do ambiente de negócios no Brasil.
Além disso, haverá um painel sobre integração logística e desenvolvimento de novos negócios no Mercosul, seguido por apresentações do Ministério de Portos e Aeroportos e do HUB Brasil Export.
O dia também trará discussões sobre a implantação do Port Community System (PCS) no complexo portuário de Santos, além de painéis sobre a governança no transporte aéreo e sustentabilidade.
No segundo dia do fórum (9), será marcado pelo Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph), com a abertura realizada pelo presidente da Abeph, Luiz Fernando Garcia.
Os painéis discutirão a gestão e eficiência no sistema portuário brasileiro, incluindo as perspectivas da alteração do marco regulatório do setor e iniciativas para ampliar a segurança nos complexos portuários.
Na parte da tarde, o foco se volta ao InfraJur (Encontro Nacional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes). O evento será aberto por Guilherme Caputo Barros, seguido por uma palestra do ministro Alexandre Luiz Ramos sobre relações de trabalho e qualificação da mão de obra no sistema portuário. A programação incluirá também painéis sobre o novo marco legal regulatório dos portos brasileiros e os desafios jurídicos que envolvem o setor.
Já no dia 10 de outubro, a programação destacará painéis voltados para as concessões de hidrovias e as oportunidades de investimentos no setor de infraestrutura. O painel principal do Brasil Export abordará o panorama das concessões de hidrovias no Brasil, enquanto uma palestra da ApexBrasil discutirá as implicações dessas concessões para o desenvolvimento econômico do país.
A programação do Brasil Export será transmitida pela TV BE News nos seguintes canais: canal 82 da Sky, canal 58 da parabólica, canal 19 para a Grande Campinas, e no canal @tv_benews no YouTube.