sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Rui Costa e Silvio Costa Filho fizeram reuniões com executivos de terminais e empresas instaladas no porto, além de líderes sindicais e representantes dos trabalhadores portuários (Foto: Wagner Lopes/Casa Civil)

Região Sudeste

Ministros fazem série de reuniões visando expansão do Porto de Santos

Atualizado em: 6 de setembro de 2024 às 7:28
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Rui Costa e Silvio Costa Filho se encontraram com executivos de terminais e empresas na APS

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cumpriram agenda na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) na quinta-feira (5) onde realizaram uma série de reuniões com executivos de terminais e empresas instaladas no maior complexo portuário do país. Entre os temas discutidos, estavam projetos de ampliação e expansão do porto, STS10, acessos, túnel Santos-Guarujá, entre outros.

Além disso, as autoridades receberam líderes sindicais e representantes dos trabalhadores portuários, para tratar sobre as futuras decisões que envolvem o futuro terminal de contêineres da região do Saboó, o STS10, bem como a manutenção do terminal da Ecoporto, localizado na mesma área.

As reuniões foram realizadas a portas fechadas. Por meio de imagens divulgadas pela Casa Civil e do Ministério de Portos e Aeroportos, foi possível acompanhar trechos dos encontros. Cada grupo empresarial foi atendido separadamente. Os trabalhos foram acompanhados por diretores da APS e por assessores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Pela Santos Brasil, operadora que administra o Terminal de Contêineres (Tecon), estiveram o CEO Antonio Carlos Sepúlveda e o diretor de Operações, Bruno Stupello. Os executivos fizeram a apresentação do plano de investimentos de expansão do terminal, com foco no aumento da capacidade e recebimento de navios de 366 metros. Também citaram as possibilidades de adensamento da instalação, que ganharia mais dois berços de atracação.

Os ministros ainda tiveram reuniões com executivos da DP World, que apresentaram os investimentos e planos de ampliação das operações do terminal para os próximos anos. Também citaram o projeto do futuro terminal privado que será construído em parceria com a Rumo Logística para movimentação e armazenagem de grãos e fertilizantes.

Representantes da Brasil Terminal Portuário (BTP) também foram chamados para o encontro com os ministros. Compareceram o diretor de Políticas Públicas e Regulação do Grupo Maersk, Danilo Veras, o diretor de Investimentos para as Américas da APM Terminals (Grupo Maersk), Leonardo Levy, e os diretores da BTP Cláudio Oliveira, Joel Contente e Eliezer Giroux.

Também se encontraram com Sílvio Costa Filho e Rui Costa executivos da Ecoporto.

O secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, também esteve reunido com os ministros em Santos. Na pauta, atualização sobre o cronograma de obras referentes ao túnel Santos-Guarujá e também sobre os acessos rodoviários ao complexo marítimo.

A obra está orçada em cerca de R$ 6 bilhões, a ser custeada em parceria entre Governo Federal e Governo do Estado. A previsão é que o empreendimento vá a leilão em 2025.

STS10 e futuro da Ecoporto

No dia 21 de agosto, durante o primeiro leilão de arrendamentos portuários do ano, na B3, em São Paulo, o ministro Silvio Costa Filho afirmou que prevê o leilão do STS10 para 2025. Além disso, ele afirmou que o Governo Federal havia optado pela não renovação do contrato do terminal da Ecoporto, que ocupa uma parte da área do STS10.

A declaração de Costa Filho sobre a saída da Ecoporto revoltou a classe sindical e trabalhadores portuários, que chegaram a realizar uma manifestação no dia 30 de agosto em frente à sede da Autoridade Portuária.

Os sindicatos reivindicam a manutenção da Ecoporto, visando a preservação de postos de trabalho. O assunto foi debatido entre as lideranças dos trabalhadores com Costa Filho e Pomini.

“O (ministro) Silvio Costa passou para a gente que vai prorrogar o Ecoporto por 24 meses, mas que a empresa vai ter que sair do atual local. Eles disseram que estão estudando uma modelagem para colocar a Ecoporto em um outro local e também ter um terminal de cais público. Os trabalhadores vão participar de todas essas negociações para todos ficarmos cientes. É um assunto que está em risco o trabalho de muitas pessoas de Santos”, disse Bruno José dos Santos, presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos (SindEstiva).

Ao BE News 19 horas, Costa Filho afirmou que ainda não há definição sobre o terminal STS10 e a saída do terminal da Ecoporto da sua atual área. Ele acrescentou que o Ministério segue estudando o assunto.

Compartilhe:
TAGS