sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O embarque da comitiva será feito em Gênova, que possui uma das infraestruturas portuárias mais avançadas para movimentação de cargas e transporte de passageiros (Foto: Picasa)

Brasil Export

Missão Brasil Export inicia roteiro pela Itália com foco em inovação

Atualizado em: 29 de outubro de 2024 às 4:14
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Comitiva visita hubs de referência, como os portos de Gênova e Nápoles, explorando tecnologia e economia azul

A missão internacional do Brasil Export em 2024 passará pelo Mar Mediterrâneo, conhecendo importantes empreendimentos logísticos de países do Sul da Europa e do Norte da África. A programação, a bordo do navio MSC Fantasia, prevê visitas à Itália, Espanha, França e Tunísia, entre os dias 3 e 11 de novembro. Os três primeiros dias da viagem acontecerão na Itália.

No primeiro dia da missão, o jantar oficial de boas-vindas, no Castello Bruzzo, contará com a presença da cônsul honorária do Brasil em Gênova, Elinalva Henrique da Silva. No dia seguinte, a programação continua com um almoço de negócios no Restaurante Villa del Principe, com a presença do conselheiro regional da Ligúria e empresário genovês David Falteri, que atua na cadeia de abastecimento de logística, transporte e expedição.

O embarque da comitiva no MSC Fantasia será feito em Gênova, no dia 4. A cidade italiana possui uma das infraestruturas portuárias mais avançadas para movimentação de cargas e transporte de passageiros. O Porto de Gênova é um dos mais importantes do Mediterrâneo, responsável pela movimentação de um terço dos contêineres de toda a costa italiana.

A cidade tem um bairro dedicado à economia azul que integra e desenvolve a cadeia de abastecimento marítimo, alta tecnologia, negócios e turismo, funcionando como um motor para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia marítima e da economia de Gênova.

Outro destaque é o maior túnel submerso da Europa, que será abrigado em Gênova. A instalação terá uma extensão de 3,4 km, 16 metros de largura e uma profundidade máxima de 45 metros. A conclusão das obras está prevista para 2029. O projeto é um modelo de tecnologia, sustentabilidade, logística e infraestrutura que poder servir de referência para o Brasil, especialmente pensando na ligação seca entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.

Ainda na Itália, no dia 5, a programação começa às 9h, com o painel “Integração, investimentos e desenvolvimento de novos negócios em infraestrutura”, que abre o Fórum Missão Internacional 2024. O evento será realizado durante o traslado no navio. Essa será a primeira vez que a missão terá parte das atividades realizadas em alto-mar.

Nápoles

A comitiva da missão internacional desembarca às 14h (horário local) no Porto de Nápoles. O complexo portuário é líder de movimentações na navegação de cabotagem, representando quase 50% do tráfego italiano nesta modalidade. O porto também é uma instalação importante para o transporte de mercadorias e passageiros para Sicília e Sardenha, as principais ilhas nas redondezas.

O turismo é protagonista na economia de Nápoles. De acordo com dados da Câmara de Comércio de Nápoles, somente no primeiro semestre de 2023, a cidade recebeu cerca de 3 milhões de turistas internacionais. O número representa um aumento de 120% na quantidade de turistas na comparação com o ano anterior.

Esses dados ilustram a importância do transporte de passageiros na cidade napolitana, que é destaque por ter um dos terminais marítimos mais movimentados de todo o país. O espaço possui sete berços de atracação. Em 2023, o Porto de Nápoles teve um crescimento expressivo na movimentação de cruzeiros, com uma alta de 13%.

A agenda em Nápoles termina com uma visita ao Centro de Negócios da cidade. A comitiva estará acompanhada do consulado local durante a agenda.

Compartilhe:
TAGS brasil export cruzeiro Europa missão internacional msc navio