quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Além das boas práticas de gestão pública, os brasileiros em Singapura puderam conhecer soluções que podem ser aplicadas à realidade brasileiraCrédito: Divulgação

Singapura

Missão brasileira conhece de perto as boas práticas de gestão pública em Singapura 

Atualizado em: 25 de julho de 2023 às 10:40
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Delegação é liderada pelo presidente do Conselho Singapore Export, Joel Julius, em parceria com entidades

Membros do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), entidade que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, estão visitando Singapura em uma missão liderada pelo presidente do Conselho do Singapura Export, Joel Julius, em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Centro de Liderança Pública (CLP).

A viagem foi organizada pela Bossa Marketing & Eventos, empresa do Grupo Brasil Export.

A programação começou na segunda-feira, dia 24, e segue até quinta-feira, dia 27, com visita à Embaixada do Brasil no país, agências governamentais e empresas.

De acordo com Joel, a comitiva tem representantes dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Todos estão no país para conhecer um pouco mais sobre as boas práticas da gestão pública aplicadas em Singapura, além de possíveis parcerias e soluções que podem ser aplicadas à realidade brasileira.  

Julius explicou que os principais tópicos trabalhados durante a missão são: gestão de águas e resíduos; transporte; habitação; logística; e governo digital.

Ontem, a comitiva visitou a City Gallery, que demonstra a evolução histórica e arquitetônica de Singapura nas últimas seis décadas. Lá, os participantes puderam entender o modelo de desenvolvimento do país, os planos de infraestrutura e as principais preocupações para gerenciamento de recursos.  

Também conheceram a Marina Barrage, principal fonte de água do país, e foram até a Embaixada do Brasil em Singapura para conversar com a Embaixadora Eugênia Barthelmess, chefe do corpo diplomático brasileiro desde 2019. O objetivo foi discutir a percepção brasileira do modelo de desenvolvimento singapuriano e possibilidades de cooperação.

Programação

A missão ainda vai passar pela SCE, agência governamental responsável pela cooperação internacional. Lá, devem ser assinados memorandos de entendimento com o objetivo de promover o diálogo com o setor público e promover soluções de desenvolvimento compartilhado.

A comitiva também conhecerá a Surbana Jurong, principal empresa de planejamento de Singapura, responsável pelo masterplan nacional e investimentos internacionais feitos no arquipélago.

Na área de logística, o grupo visitará o PSA, principal operador portuário do país.

Quanto à tecnologia, a comitiva irá à Smart Nation, empresa que desenvolveu uma série de soluções tecnológicas integradas à população como governança, economia e sociedade digital.

Compartilhe:
TAGS boas práticas Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração gestão pública Missão brasileira Singapura