Bruno Merlin, Diretor de Comunicação do Fórum Brasil Export. Foto: Reprodução
Estilo BE
Missão Internacional do Brasil Export traz a marca da inovação
Cerca de 60 integrantes entre parlamentares, lideranças empresariais e executivos de companhias do setor de infraestrutura vão participar da edição 2024 da Missão Internacional do Brasil Export, no período de 3 a 11 de novembro. Pela primeira vez, parte das atividades serão promovidas em alto mar, a bordo do navio MSC Fantasia. A programação começará com um jantar de boas-vindas em Gênova, no dia 3, e o embarque acontecerá no dia seguinte, no porto da cidade italiana. Quem conta mais detalhes dessa bela viagem ao Mediterrâneo é Bruno Merlin, Diretor de Comunicação do Fórum Brasil Export.
Como foi o processo de escolha do programa?
Todo processo de escolha envolve uma longa maturação junto a toda a equipe do Grupo Brasil Export. Decidir fazer a Missão, pela primeira vez, a bordo de um navio de cruzeiros, foi uma estratégia ousada e, ao mesmo, um grande atrativo para trabalhar junto à comunicação das nossas ações. O roteiro escolhido, pelo Mediterrâneo, envolve o charme das cidades nas quais desembarcamos.
O que está previsto para a abertura do evento?
A abertura terá como tema “Integração, investimentos e desenvolvimento de novos negócios em infraestrutura”, às 9 horas do dia 5 de novembro, a bordo, em Nápoles, com a fala de boas-vindas de Fabrício Julião, CEO do Grupo Brasil Export. O primeiro painel será “Políticas públicas para o protagonismo do complexo marítimo de Santos-Guarujá-Cubatão no comércio internacional”, com Anderson Pomini, Diretor-Presidente da Autoridade Portuária de Santos e Caio França, Deputado Estadual por São Paulo. A moderação será de Ricardo Molitzas, Presidente do Conselho do Santos Export e Diretor-Executivo do SOPESP. Em seguida, segue a programação com outros painéis.
Como será o roteiro do cruzeiro?
O cruzeiro marítimo terá início em Gênova seguirá pra Nápoles, Palermo, La Goulette, Barcelona e Marselha, com desembarques para encontros de negócios em todas essas cidades. A programação da Missão tem como intuito promover debates, trocar informações, gerar conhecimento e desenvolvimento para os setores de infraestrutura, logística e transportes. Esse encontro vai impulsionar a cooperação entre o Brasil e países do Mediterrâneo, destacando integração, desenvolvimento de novos negócios, inovação portuária e economia azul.
Quais os destaques do roteiro?
Barcelona é uma cidade pujante em termos logísticos, com grande infraestrutura portuária e uma zona de apoio logístico referência em toda a Europa. Marselha é a casa da CMA CGM, companhia francesa que recentemente adquiriu as ações da gigante Santos Brasil.
Haverá atividades a bordo?
Sim, temos três blocos de painéis de debates a bordo, nos dias 5 e 7. Vamos adaptar um espaço utilizado para shows e confraternizações, de modo que possa proporcionar um ambiente adequado para debates e apresentações.
Entre as cidades visitadas, o que vale ressaltar?
Gênova possui uma robusta infraestrutura para cargas e passageiros, sendo um dos portos mais importantes do Mediterrâneo, responsável por movimentar um terço dos contêineres de toda a costa italiana. A cidade conta com o “Distrito Azul”, um bairro dedicado à economia azul que integra e desenvolve a cadeia de abastecimento marítimo, alta tecnologia, negócios e turismo, funcionando como um motor para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia marítima e da economia de Gênova.
E qual a situação do porto?
O porto local é um dos pilares da economia italiana, gerando aproximadamente 122 mil empregos diretos e indiretos, segundo um estudo da Autoridade Portuária de Gênova publicado em 2016. Sua estratégia comercial utiliza o equipamento como porta de entrada e saída de cargas para França, Suíça e Alemanha, além de servir como um hub intermodal que conecta o transporte marítimo ao ferroviário. As operações portuárias são fundamentais para a economia da Ligúria, região que abriga Gênova, com um impacto de cerca de 6% sobre o total de empregos.
Quais os retornos que as missões apresentam?
Os resultados das experiências das missões podem ser mensurados pelo índice de participantes que decidem retornar nas atividades dos anos seguintes. A troca de informações e as sessões de relacionamentos são vitais para a construção de um caminho de sucesso profissional, seja no Poder Público, seja na iniciativa privada.