Comitiva santista foi recebida por empresários e autoridades de Sines, cidade portuária ao sul de Lisboa, nessa terça-feira
Portugal
Missão Portugal rende parcerias para Santos (SP), destaca prefeito
Chefe do Executivo municipal destacou atuação do Portugal Export e do Brasil Export
A missão técnica de autoridades e empresários de Santos (SP), em Portugal, rendeu à cidade parcerias na área da cultura e da inovação tecnológica e deu início a negociações para otimizar as atividades portuárias e sua relação com o município. Esses resultados foram destacados pelo prefeito Rogério Santos na tarde de ontem, em Sines, cidade portuária a 160 quilômetros ao sul de Lisboa e onde terminou a primeira parte da viagem, que continua agora na Itália.
“Foi uma missão importante (em Portugal), envolvendo vários técnicos da Prefeitura, a Câmara. Pudemos fazer tratados na área da cultura, ampliar o conhecimento do porto, o porto como equipamento turístico, de cruzeiros, de revitalização urbana, de avanços tecnológicos”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
Nos últimos dias, a comitiva santista conheceu detalhes sobre as estratégias de desenvolvimento de portos como o de Leixões, o de Lisboa e, ontem, o de Sines, que, além da movimentação de cargas, fomentam ações voltadas ao setor de cruzeiros e ao segmento industrial, com linhas de produção e beneficiamento na zona portuária.Também houve encontros com autoridades e executivos de hubs de inovação tecnológica, com tratativas para firmar parcerias para a elaboração de projetos e a implantação de programas digitais no Brasil.
Rogério destacou a parceria com o Portugal Export, fórum de debates sobre transporte e infraestrutura do Grupo Brasil Export em terras lusitanas e que organizou, junto com a Prefeitura, a missão técnica. “Foi uma atuação importante. Vocês (do Brasil Export) são, hoje, os embaixadores dos portos do Brasil, dessa grande comunidade portuária que existe no Brasil, especialmente em Santos”, declarou.
Membro da comitiva santista, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, enfatizou a atuação de Rogério à frente da missão. “Foi muito importante termos você presente nessa missão, à frente dessa comitiva. Realizamos uma agenda importante sobre tecnologia, sobre a importância do porto e da relação porto-cidade para Santos e os municípios de Portugal. E a vocação santista para a questão portuária é fundamental para a economia da cidade”, disse.
Nessa terça-feira, o grupo santista visitou o Porto de Sines, um dos principais complexos marítimos portugueses. Houve reuniões com dirigentes da autoridade portuária e com o presidente e o vice-presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas e Fernando Ramos (em Portugal, o presidente e o vice do Legislativo chefiam o Executivo nas cidades).
A missão da comitiva santista continua amanhã com agenda em Gênova, na Itália. Nessa segunda parte da viagem, a parceria é diretamente com o Brasil Export.