A modernização foi realizada no gate da Área de Despacho Aduaneiro e também no chamado gate RTM Crédito: Divulgação
Região Nordeste
Modernização de cancelas dos gates é concluída e deve reduzir tempo de vistorias
A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) concluiu em março a modernização das cancelas de dois de seus gates principais.
Com o aprimoramento, os procedimentos de entrada e saída de cargas ficam mais rápidos, reduzindo o tempo para movimentações de vistoria das mercadorias.
A modernização foi realizada no gate da Área de Despacho Aduaneiro (ADA) e também no chamado gate RTM (Relação de Transferência de Mercadoria), responsável pelo fluxo entre a ADA e a área industrial, onde ficam as empresas instaladas no Setor 1 da ZPE Ceará: ArcelorMittal Pecém, White Martins e Phoenix do Pecém.
Nessa primeira fase, que atende às práticas de Segurança do Trabalho e às regulamentações de alfandegamento da Receita Federal do Brasil, foram adicionadas cancelas com sinalização viária por indicação luminosa de fluxo, como os LEDs na cor vermelha para “pare” e na cor verde para “siga”, como já ocorre no Setor 2.
“Vale ressaltar que essas cancelas são integradas ao nosso Sistema de Controle Aduaneiro (Sica) e complementam um procedimento operacional de vistoria de carga”, explica Karina Bzyl, gerente de operações da ZPE Ceará.
Os equipamentos também são conectados ao sistema de câmeras OCRs (Optical Character Recognition).
De acordo com Daniel Cruz, supervisor de operações da ZPE Ceará, a implementação da nova tecnologia não só diminui o tempo necessário para as movimentações de vistoria de cargas, como aprimora os procedimentos de segurança.
“Essa modernização aumenta a assertividade das informações necessárias para realizar os devidos registros dentro do Sica, atendendo plenamente as regulamentações exigidas pela Receita Federal. Isso traz mais celeridade e seguridade para todos os nossos clientes”, ressalta.
Videomonitoramento
Além de aprimorar as cancelas dos gates, a ZPE Ceará modernizou seu sistema de videomonitoramento, que agora é composto exclusivamente por câmeras com resolução 4K.
Karina diz que todos esses projetos que estão sendo implementados no setor operacional surgiram devido às demandas normais de atualizações tecnológicas e também visando à adequação de novas práticas dentro do cenário do Comércio Exterior.
“Nosso intuito é seguir como referência para as ZPEs no Brasil e sempre ficar de olho no que podemos melhorar para prestar um serviço de qualidade, moderno e seguro”, conclui Karina Bzyl.