A fábrica na cidade baiana de Camaçari, agora adquirida pela montadora BYD, estava fechada desde 2021, com o encerramento da produção da Ford no BrasilCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Montadora de automóveis chinesa compra fábrica da Ford na Bahia
BYD fará o anúncio na próxima terça-feira; empreendimento deve empregar 1.200 pessoas
A montadora de automóveis chinesa BYD confirmou a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA), fechada desde 2021, com o encerramento da produção no Brasil. A informação foi repassada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na última quarta-feira, dia 28.
Segundo ele, a decisão da BYD foi anunciada após uma reunião no Palácio do Planalto entre os representantes da empresa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os detalhes com a Ford também já estariam acertados e a cerimônia oficial deve ocorrer amanhã, dia 4.
Em novembro do ano passado, a BYD assinou um protocolo de intenções com a Bahia que prevê investimentos de R$ 3 bilhões na criação de três fábricas de carros elétricos, que devem gerar 1.200 empregos.
O Governo Federal também estaria analisando uma possível concessão para a BYD de um terminal marítimo que era usado pela Ford para escoar sua produção para outros países. De acordo com o governador da Bahia, a intenção foi discutida em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Além da concessão, está em estudo a possibilidade de outra empresa operar no terminal para que o porto não fique “apenas” com automóveis, embarcando “inclusive equipamentos da indústria eólica”, disse Jerônimo, e uma linha de financiamento para apoiar a produção de veículos no Brasil.
O porto privativo que era usado pela Ford fica no Canal de Cotegipe, ligação entre a Baía de Todos os Santos e a Baía de Aratu, no município de Candeias.
Até 2010, o pátio tinha 119 mil m², capacidade para mais de 6 mil veículos e recebia navios de até 200 metros, que levavam a produção da fábrica de Camaçari a outros países.
O cronograma de instalação das fábricas e início da produção será divulgado pela montadora chinesa no dia do anúncio oficial.