Paulino Vicente foi diretor da Codesp de 2014 a 2015 (Reprodução/Facebook)
Porto de Santos
Morre, aos 72 anos, ex-diretor de Engenharia da Codesp
Paulino Moreira Vicente chegou a ser internado em Santos na noite de sexta-feira, vindo a falecer na manhã deste sábado
Morreu neste sábado, dia 27, aos 72 anos, o ex-diretor de Engenharia da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, antigo nome da Santos Port Authority, a SPA) Paulino Moreira Vicente. Funcionário de carreira da empresa, na qual trabalhou por 44 anos e 10 meses, ele havia se desligado da Docas em 2020 e residia em Santos (SP). O velório ocorrerá nesse domingo, das 8 às 11 horas, na Memorial Necrópole Ecumênica, na mesma cidade. O sepultamento também será na Memorial, às 11 horas.
Segundo amigos, Paulino teve um mal estar na noite de sexta-feira e chegou a ser internado em uma unidade de saúde de Santos. Ele veio a falecer às 8h40 deste sábado. O motivo da morte foi uma parada cardiorrespiratória.
Engenheiro civil, Paulino Vicente ingressou na então Companhia Docas de Santos (CDS, antiga concessionária do Porto de Santos) em 22 de outubro de 1975. Em 1980, quando a empresa foi substituída pela Companhia Docas do Estado de São Paulo, ele passou a trabalhar na nova administradora portuária, na qual atuou até 4 de agosto de 2020, quando se desligou. Na Codesp, foi superintendente de Infraestrutura em várias diretorias e, de abril de 2014 a novembro de 2015, foi diretor de Engenharia.
Seu falecimento foi lamentado por autoridades e personalidades da comunidade portuária santista. O ex-presidente da Codesp e atual diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo, destacou, em suas redes sociais, que Paulino “foi meu diretor de engenharia na Codesp. Tive a liberdade e a honra de escolher esse profissional da casa para implantar uma gestão técnica na companhia. Com a ajuda dele, entregamos o reforço do cais do 12A ao 23, o Cais de Outeirinhos (Capitania), tivemos um período onde a dragagem necessária foi executada e o calado operacional do porto só subiu, atingindo, pela primeira vez, 13.2 metros em todos os trechos. Ele foi o responsável também pela última modernização dos geradores da Usina de Itatinga, além de diversas obras menores que garantiram a eficiência da infraestrutura do Porto de Santos naquele período. Que descanse em paz e que Deus conforte a família”.
Ex-superintendente da Codesp e amigo de Paulino, o professor Aluísio de Souza Moreira comentou que Paulino Moreira Vicente “era um grande portuário, talentoso e rápido. Participou, ativamente, de grandes empreendimentos e atividades no Porto de Santos”.
O ex-secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, lembrou, nas redes sociais que o ex-diretor era um “grande profissional”.
O consultor e ex-diretor da Codesp Fabrizio Pierdomenico lembrou de quando trabalhou com Paulino. “Era um profissional dedicado,
de carreira. Lamento muito a perda e espero que a família tenha conforto”.