Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (7), durante a cerimônia de divulgação dos dados estatísticos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância dos complexos portuários brasileiros para o crescimento da economia do país. Foto: Vosmar Rosa/MPor
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Movimentação de cargas no Brasil tem melhor resultado desde 2010
Crescimento foi de 4,28% no 1º semestre deste ano
A movimentação de cargas pelos portos brasileiros no primeiro semestre de 2024 obteve o melhor resultado desde 2010. O crescimento registrado foi de 4,28%, o que representa um total de 644,76 milhões de toneladas de cargas. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (7), durante a cerimônia de divulgação dos dados estatísticos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância dos complexos portuários brasileiros para o crescimento da economia do país. “O Brasil voltou a crescer e precisamos investir cada vez mais nos nossos portos públicos, melhorar a governança, a infraestrutura operacional, investindo em nas dragagens, melhorar a inteligência dos nossos portos, porque isso vai gerar competitividade e mais operações para nós”, citou.
De acordo com dados divulgados, o aumento do setor foi impulsionado principalmente por cargas conteinerizadas e pelo crescimento no transporte de granéis sólidos e líquidos. De janeiro a junho deste ano, as cargas conteinerizadas apresentaram recorde para o período, atingindo movimentação de 73,3 milhões de toneladas. O resultado representa aumento de 22,72% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os granéis sólidos, que representam cerca de 60% de tudo que é movimentado pelos portos, tiveram alta de 3,65% frente ao primeiro semestre de 2023. No período, foram registradas 383 milhões de toneladas de cargas movimentadas.
No recorte por região, os portos localizados no Sudeste apresentaram os melhores resultados no período. Com 322,5 milhões de toneladas movimentadas, a região registrou alta de 6,1% no indicador. Os destaques foram as movimentações de petróleo e derivados – óleo bruto (+19,62%) e o minério de ferro (+10%).
Os complexos portuários da região Sul movimentaram 90,8 milhões de toneladas de cargas – o valor corresponde a um crescimento de 4,6%, com altas predominantes no transporte de açúcar (+77,60%) e soja (+18,31%).
O Nordeste, que representa 23,1% de tudo que é movimentado no país, cresceu 4,1% no transporte de cargas, com 149,2 milhões de toneladas.
Já no Norte, por sua vez, foram movimentados 79,5 milhões de toneladas de cargas, um acréscimo de 0,6%.
TUPs x Portos públicos
Das 644,76 milhões de toneladas de cargas movimentadas, 413,2 milhões de toneladas foram transportadas por Terminais de Uso Privado (TUPs), o que representa 64% de tudo que é movimentado no setor portuário. O número representa um aumento de 2,12% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os TUPs que mais movimentaram no semestre, destaque para: Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que registrou crescimento de 6,47%, com 74,7 milhões de toneladas movimentadas.
Entre os portos públicos, o porto de Santos apresentou o maior volume de movimentação no semestre, com 68,6 milhões de toneladas, registrando um aumento de 8,42% frente ao mesmo período de 2023. O porto foi responsável por movimentar 10,6% do total de produtos transportados no país.
Leilões
Sobre leilões, o ministro falou que serão mais de 33 nos próximos três anos. “O que equivale a mais de 15 bilhões de reais de investimentos. Nós temos uma carteira do Novo Pac na ordem de 70 bilhões de reais e, nessa carteira, em torno de 60 bilhões é com a iniciativa privada, dos quais já temos mais de 30 bilhões contratados, porque estamos trabalhando para acelerar os investimentos”, explicou.