O Porto do Itaqui (MA) movimentou mais de 5 milhões de toneladas de milho neste ano, marca que está 81% acima do volume de milho movimentado durante todo o ano de 2021 (Crédito Divulgação)
Nacional
Movimentação de terminais privados cresce 7,2% em setembro
Milho puxou os resultados, com aumento de 112,8% nos embarques, com destaque ainda para os combustíveis e óleos minerais
Os terminais de uso privado (TUPs) movimentaram 69,1 milhões de toneladas em setembro, um crescimento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do último levantamento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), realizado com base em dados disponíveis no Dataport.
O resultado de setembro é um recorde na série histórica, pois é a maior movimentação desde 2010. Entre os destaques do mês, nos TUPs, está o milho, com aumento de 112,8%, os combustíveis minerais, que apresentaram crescimento de 4,9%, e os minérios, escórias e cinzas, alta de 4,5%.
De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, o crescimento da movimentação do grão está relacionado ao aumento de exportação pelos portos do Arco Norte — 86%, de janeiro a setembro —, e, também, pelo aumento na movimentação de combustíveis e óleos minerais.
“O grande destaque foi a movimentação de milho que contribuiu significativamente para o alcance desse recorde, no mês de setembro, após 12 anos. O Arco Norte, mais uma vez, teve grande representatividade no escoamento de grãos, reforçando sua localização estratégica para o setor de logística do país”, afirmou.
Região Norte
Os terminais públicos e privados da Região Norte obtiveram uma participação de 29,5% do total movimentado de milho por cabotagem e longo curso, em setembro. Destacaram-se os terminais privados que movimentaram cereais e sementes: TERFRON (+291,8%), Terminal de Vila do Conde, da Hidrovias do Brasil (+104,8%) e Terminal de Grãos de Ponta da Montanha (+67,4%).
O resultado positivo se estendeu ao setor portuário como um todo, que movimentou 105,7 milhões de toneladas em setembro e alcançou crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, também com o melhor desempenho no mês desde 2010.
Portos públicos
Segundo os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a movimentação portuária brasileira registrou crescimento de 2,1% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo trimestre de 2021. Os portos públicos e privados movimentaram 323 milhões de toneladas no período.
No acumulado do ano, 905,6 milhões de toneladas passaram pelas instalações portuárias brasileiras. O resultado é 1,4% menor que o registrado em 2021 — ano recorde de movimentação de carga no País.
Os portos públicos registraram variação positiva no trimestre, com avanço de 8,9%, sendo responsáveis por 114,9 milhões de toneladas transportadas. Santos (SP) obteve crescimento de 22,7%, mas o destaque ficou com Santarém (PA), com alta de 89%, seguido de São Sebastião (SP), 69,1% e Suape (PE), 30,7%.