domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Passam pelo terminal cerca de 95% de todo sal marinho produzido no Brasil Crédito: Divulgação)

Região Nordeste

Movimentação no Terminal Salineiro de Areia Branca cresce 10% em 2022

Atualizado em: 9 de janeiro de 2023 às 13:08
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Embarque de sal superou a casa dos 2,1 milhões de toneladas, ante 1,9 milhão registrado em 2021

O Terminal Salineiro de Areia Branca Intersal, no Rio Grande do Norte movimentou no ano passado 2,1 milhões de toneladas de sal. Esse número representa um crescimento de 10% em relação ao total movimentado em 2021, com 1,9 milhão de toneladas.

Em novembro de 2022, o equipamento passou a ser administrado de forma privada pelo consórcio Intersal, vencedor do leilão realizado em novembro de 2021. Até então, quem gerenciava o local era a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). 

O consórcio, formado pelas empresas Intermarítima e Salinor, pretende investir R$ 160 milhões no ativo, em um contrato de 25 anos. São esperadas obras de recuperação estrutural, dragagem e aquisição de equipamentos.  

A expectativa é que as melhorias aumentem em 150% a capacidade anual de armazenagem, passando dos 2,4 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas. 

O potencial de embarque e desembarque também deve crescer, indo de 2,5 milhões de toneladas movimentadas para 4,6 milhões de toneladas. 

Passam pelo terminal cerca de 95% de todo sal marinho produzido no Brasil.

Intersal

O terminal salineiro fica a 14 milhas náuticas do município de Areia Branca, no Oceano Atlântico, a 330 km de Natal, e foi inaugurado há 48 anos, em 2 de setembro de 1974. 

Conhecido também como “porto-ilha”, tem 35.114 m² – parte offshore e parte onshore, e se dedica à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, principalmente o sal, tornando o estado do Rio Grande do Norte o maior produtor de sal do Brasil. 

Na época do leilão, o Ministério da Economia informou uma expectativa de geração de 3.257 novas vagas de emprego, ao longo da vigência do contrato. 

Um dos motivos do governo para a privatização do Tersab era o risco de perder mercado nacional e, principalmente, o internacional, devido à expansão do comércio do sal chileno.

 

Compartilhe:
TAGS areiabranca intersal sal terminal salineiro