sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Grupo estudará soluções para baixar o preço das passagens aéreas com barateamento do querosene de aviação (Foto: Vosmar Rosa/MPor)

Nacional

MPor discute expansão comercial e agenda ambiental com Países Baixos

Atualizado em: 26 de fevereiro de 2024 às 1:46
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Ministro Silvio Costa Filho demonstrou o comprometimento com sustentabilidade e aumentar a conexão com outros países 

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) recebeu na quinta-feira, dia 22, a vice-embaixadora do Reino dos Países Baixos, Afke Mulder, e sua comitiva. O objetivo do encontro foi discutir a ampliação do mercado bilateral, com foco na expansão comercial e na agenda ambiental. O Deputado Federal Marcel Van Hattem (NOVO) também esteve presente na reunião.

O ministro Sílvio Costa Filho destacou que o encontro faz parte dos esforços do Governo em buscar parcerias público-privadas para expandir os serviços e a infraestrutura do Brasil.

“Nos próximos três anos teremos o leilão de 35 ativos na B3 que vão gerar mais de R$60 bilhões para o país. Com isso, estamos demonstrando a importância que os parceiros privados têm no processo de modernização das nossas infraestruturas. A gente tem que estimular aqueles que acreditam no Brasil e ajudar o setor produtivo”, afirmou.

Os Países Baixos, também chamados de Holanda no Brasil, têm esse nome em português por causa do termo “Netherland”, que em neerlandês original significa “terras baixas”. O país é denominado desta forma devido à sua localização geográfica, que é parcialmente abaixo do nível do mar.

Silvio Costa Filho quer aumentar as conexões do Brasil com empresas estrangeiras para impulsionar o desenvolvimento do setor portuário e aeroportuário nacional. “A gente está trabalhando para fazer novos parceiros internacionais, companhias aéreas que queiram operar no Brasil, então é muito importante se vocês puderem abrir esse diálogo com esse setor, porque nós estamos prontos e é fundamental para fomentar voos para o Brasil”, disse.

Foram tratados temas que estão na agenda prioritária do Governo após o Brasil assumir pela primeira vez a presidência do G20 em 2024. Costa Filho enfatizou que a pasta está focada em avançar com projetos voltados para sustentabilidade, inovação e transição energética.

“Estamos concentrando esforços no desenvolvimento de ações em diferentes áreas de atuação. Uma delas é discutir a agenda ambiental, como os navios e portos verdes e novas operações que dialogam com a sustentabilidade ambiental”, declarou.

O Reino dos Países Baixos é membro da União Europeia e possui uma economia centrada nos setores eletroeletrônico, petroquímico e de alimentos. Destaca-se também na produção agropecuária, sendo líder na exportação de flores e grande produtor de leite e derivados.

A vice-embaixadora da região, Afke Mulder, destacou a importância de fortalecer os negócios e os sistemas logísticos para promover o crescimento de uma sociedade equilibrada e ambientalmente responsável. “O mundo precisa estar preparado para o hoje, pensando nos mercados do futuro, industrialização verde, transição energética e combustível sustentável de aviação.

Compartilhe:
TAGS BRASIL Ministério de Portos e Aeroportos países baixos Silvio Costa Filho