O estudo foi concluído em 2023 e visa a concessão da região para alavancar a infraestrutura de acesso hidroviário e promover uma navegação mais segura e eficiente (Crédito: Divulgação)
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MPor e Antaq recebem estudo de viabilidade para concessão da Barra Norte
Documento foi elaborado pela ATP e foi entregue ao ministro de Portos e Aeroportos durante cerimônia em Brasília
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu na segunda-feira, dia 5, o estudo de viabilidade para o projeto de concessão do canal de acesso da Barra Norte, no Amazonas. O documento foi elaborado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, também recebeu a pesquisa.
A entrega do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) foi realizada durante uma cerimônia no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília. Na ocasião, o presidente da ATP, Murillo Barbosa, discursou sobre a importância do investimento na região da Barra Norte, no Amazonas, e ressaltou os custos do investimento na área.
“A Marinha não tem condição de permanecer lá na área fazendo levantamentos, é muito caro isso, esse levantamento custou R$ 11 milhões […] esse estudo tem que ser repetido a quase a cada ano porque a movimentação dos bancos de areia lá é muito grande e nós, para manter a segurança da navegação, temos que manter isso atualizado”, explicou.
A pesquisa foi custeada pelas empresas associadas da ATP Cargill, Amaggi, LDC e MRN. O estudo foi concluído em 2023 e visa a concessão da região para alavancar a infraestrutura de acesso hidroviário e promover uma navegação mais segura e eficiente.
A ATP destacou que “o futuro concessionário terá a responsabilidade crucial de conduzir levantamentos hidrográficos periódicos, gerenciar o tráfego, implementar sinalização náutica e realizar a manutenção necessária, contribuindo assim para o crescimento econômico e aprimoramento logístico da área”.
O ministro Sílvio Costa Filho apontou a importância do EVTEA para a sua gestão de busca por melhorias nas hidrovias brasileiras. Ele lembrou que, em breve, a pasta terá uma Secretaria Nacional de Hidrovias.
“Trata-se de um momento importante para termos de fato um planejamento estratégico para o país na agenda hidroviária. Sabemos os benefícios que as hidrovias têm em relação à redução de custo operacional e um maior equilíbrio ambiental”, afirmou.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, afirmou que a atuação da ATP na Barra Norte gerou aumento na movimentação de cargas no local. De acordo com ele, o número chegou a 75 milhões de toneladas movimentadas na região Amazônica em 2023.
“Exalto o simbolismo e a importância desse momento para a Barra Norte, que vai beneficiar toda a região hidroviária da bacia do Rio Amazonas”, disse.