O ministro tem articulado com a Antaq planos para as hidrovias brasileiras. Divulgação
Hidrovias
Mpor vai incluir hidrovias no programa de PPP
O ministro Sílvio Costa Filho anunciou que vai incluir 5 hidrovias no programa de Parceria Público-Privada. A declaração foi feita durante o lançamento do calendário de 2024 do Fórum Brasil Export em Brasília na terça-feira,6.
“É a primeira vez na história do Brasil que a gente vai atacar no bom sentindo a gestão de novas hidrovias porque nunca houve uma PPP no Brasil e nós estamos tratando 5 ao lado da Antaq [Agência Nacional de Transportes Aquaviários] para que a gente possa ter um volume de investimentos grande ajudando no escoamento da produção brasileira e a partir do final de 2024 a gente começa todo o procedimento de concessão”, disse Silvio Costa Filho.
O ministro tem articulado com a Antaq planos para as hidrovias brasileiras. Nos últimos dias, por exemplo, o diretor geral da autarquia, Eduardo Nery, apresentou para o ministro mudanças no Plano Geral de Outorgas (PGO) que está sendo construído.
Silvio Costa Filho também ressaltou a importância da relação com o Tribunal de Contas da União (TCU) para avançar na agenda hidroviária e portuária do país.
“Nós temos o volume de mais de 9 bilhões nestes próximos 4 anos de investimentos, então eu estou muito confiante que o TCU possa dar celeridade a esses empreendimentos para fazer com que o Brasil possa voltar a crescer gerando emprego, renda e sobretudo movimentando a economia brasileira”.
Os trechos hidroviários que são prioridade para o governo são as hidrovias de Barra Norte, no Amazonas, Tocantins, Tapajós, Madeira Paraguai e Lagoa Mirim. O Brasil tem alcance de 60 mil quilômetros para hidrovias, mas atualmente só 19 mil quilômetros são explorados.