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O navio MSC Agrigento, que realizou a milésima manobra, mede 299,95 metros de comprimento por 48,20 de largura (crédito: Luciano Sens/Secom SPI)

Região Sul

Itajaí e Navegantes celebram 1000º manobra em bacia de evolução

3 de setembro de 2022 às 5:25
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

A embarcação MSC Agrigento, que atracou no terminal Portonave, foi puxada à ré por quatro rebocadores 

O navio MSC Agrigento realizou a milésima manobra na bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC), protagonizando uma atracação histórica, na última quinta-feira. A embarcação, de bandeira do Panamá, medindo 299,95 metros de comprimento por 48,20 metros de largura, operou 2,3 mil contêineres (TEU), perfazendo 34,8 mil toneladas.

A manobra de número 1.000 ocorreu à ré. A embarcação foi puxada por quatro rebocadores e a operação iniciou às 15 horas de quinta-feira, no terminal privado de contêineres Portonave. 

Segundo informações do setor de operações da Autoridade Portuária do Complexo de Itajaí e Navegantes, o MSC Agrigento operou, em números absolutos, 2.297 mil contêineres (TEU), perfazendo 34.842 toneladas. O navio veio do Porto de Paranaguá (PR) e partiu com destino ao Porto de Santos (SP).  

“É com imensa alegria que comemoramos este expressivo marco de 1.000 manobras na área da nova bacia de evolução. O sucesso deste projeto certificou a permanência do Porto de Itajaí na competitividade do mercado marítimo, aumentando sua produtividade, refletindo na importância econômica de Santa Catarina e do Brasil”, disse o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi concretizada em 2019, proporcionando a chegada de navios de até 350 metros. A primeira manobra de testes ocorreu no dia 16 de janeiro de 2020, no Porto de Navegantes, e foi considerada um marco histórico para Itajaí. 

“Nesta manobra, até então inédita na América Latina, seria necessário parar o navio, girar e navegar à ré por uma milha náutica em um espaço limitado, e com obstáculos em ambos os lados do Rio Itajaí. Após treinamentos em um simulador em Roterdã (Holanda), a Praticagem realizou a primeira manobra na nova bacia de evolução em 16 de janeiro de 2020, em que o navio “Valor” de 300 metros realizou sua manobra com o auxílio de quatro rebocadores”, lembrou o presidente da Praticagem, Leandro Pedreschi Caliento.

Manobra a ré

A manobra a ré ocorre para que sejam realizadas atracações simultâneas nos dois portos (Navegantes e Itajaí). Como os terminais estão de frente um para o outro, com distância de apenas 400 metros, antes da obra da bacia 2 não era possível atracar navio se um dos portos estivesse com berços ocupados.

Bacia de evolução

Localizada na área da Baía Afonso Wippel, a bacia de evolução possibilitou a entrada de navios de até 350 m, além de permitir a entrada e saída de navios de até 306 m no período noturno.

A segunda etapa das obras contempla o acesso de navios de até 400 metros X 60 m, com investimento estimado em R$ 250 milhões a ser custeado pelo Governo Federal, recurso previsto no Plano Plurianual (PPA). O projeto foi incluído na programação do Ministério da Infraestrutura, com previsão de início das obras estimado para 2023. 

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