domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Dos seis navios regulares, quatro são da MSC (Seashore, Preziosa, Armonia e Fantasia) e dois da Costa (Firenze e Favolosa) (Divulgação/MSC)

Cruzeiros

MSC Fantasia abre temporada de cruzeiros em Santos no próximo dia 2

24 de outubro de 2022 às 10:17
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Expectativa é de que 440 mil passageiros embarquem no Terminal Marítimo de Passageiros-Concais até 16 de abril

O transatlântico MSC Fantasia abre a temporada de cruzeiros 2022/23 no Porto de Santos (SP) em 2 de novembro. A expectativa é de que 440 mil pessoas embarquem no Terminal Marítimo de Passageiros-Concais até 16 de abril de 2023.    

Segundo o Concais, esta será a temporada mais longa dos últimos 10 anos, com seis meses de duração, 145 escalas e 99 dias de operação com navio atracado. O Costa Firenze será o último a deixar o País, em abril.

Dos 17 navios esperados, seis têm escalas regulares (navios de embarque e desembarque) e 11 são os chamados navios de longo curso, que vão trazer a Santos 30 mil turistas estrangeiros em trânsito. 

Dos seis navios regulares, quatro são da MSC (Seashore, Preziosa, Armonia e Fantasia); e dois da Costa (Firenze e Favolosa). O MSC Seashore e o Costa Firenze atracarão pela primeira vez no Porto de Santos. Além dos destinos já conhecidos pelos passageiros, como Salvador, Rio de Janeiro, Ilha Grande e Ilhabela, a temporada conta com o retorno de destinos internacionais, como Argentina e Uruguai.

O terminal santista embarca 60% dos passageiros de cruzeiros no País. “Esta será uma temporada incrível. O Concais está preparado para receber os turistas e proporcionar ótimas experiências”, disse a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez.

R$ 338 milhões 

A Associação Brasileira de Navios Cruzeiros, braço nacional da Cruise Lines International Association (Clia), estima que o turismo marítimo irá movimentar R$ 338 milhões em Santos e região, com oferta de 33 mil empregos no segmento. “São números extraordinários que os cruzeiros marítimos injetam na economia local, por ser o porto que mais embarca no Brasil, o que reforça a importância do Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Santos”, destacou Sueli Martinez.  

Atrações dos navios

Os transatlânticos oferecem shows temáticos de bandas e artistas famosos, bares, jantares, cassino, spa, gastronomia, piscinas com tobogã, água aquecida, aulas de dança, cinema e diversão para crianças, além da possibilidade de os passageiros conhecerem várias cidades e até outros países.

A programação completa dos transatlânticos está disponível no site do Concais www.concais.com.br.

Cruzeiros vão movimentar R$ 3,8 bilhões na economia do País

A temporada de cruzeiros 2022/2023 será a maior em dez anos, com quase seis meses de duração e oferta de 780 mil leitos em toda a costa brasileira, 47% a mais em comparação aos 530 mil ofertados em 2019/2020. Os números são da Cruise Lines International Association (Clia Brasil). 

Segundo a Clia Brasil, com a adição do MSC Preziosa ao grupo que já contava com o Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Fantasia, MSC Seashore e MSC Seaview, serão nove embarcações que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP) e percorrerão 184 roteiros, com 724 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu e Punta del Este, ambas no Uruguai.

Segundo a Clia Brasil, nove transatlânticos partirão dos portos do Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), Maceió (AL), Salvador (BA) e Santos (SP)/Porto do Rio de Janeiro/Divulgação Píer Mauá

Segundo a Clia Brasil, nove transatlânticos partirão dos portos do Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), Maceió (AL), Salvador (BA) e Santos (SP)/Porto do Rio de Janeiro/Divulgação Píer Mauá

Com isso, o setor tem a expectativa de criar 48 mil empregos diretos e indiretos no País, além de gerar um impacto de R$ 3,8 bilhões na economia nacional, motivado pelos gastos das armadoras e dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas, o que beneficia setores como o comércio varejista — despesa com compras e presentes, alimentos e bebidas, transporte antes e/ou após a viagem, passeios turísticos, transporte nas cidades visitadas e hospedagem antes ou após a viagem de cruzeiro. 

Além disso, a próxima temporada também marca a volta do Brasil à rota de importantes companhias marítimas mundiais. De 7 de outubro de 2022 a 17 de maio de 2023, 36 navios de longo curso farão 309 paradas em 45 destinos localizados em 15 estados brasileiros como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

“O setor estava em franco crescimento antes da pandemia. Agora, temos uma temporada de grande recuperação e retorno para a curva ascendente na qual estávamos, com nove navios de cabotagem, que embarcarão milhares de brasileiros, e 36 de longo curso que não vinham para cá desde a temporada 19/20 e que vão trazer estrangeiros para o nosso País”, disse o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

Compartilhe:
TAGS