Plano do governo federal é conceder 2.400 quilômetros de trilhos, conectando o agronegócio do Centro-Oeste ao Porto de Ilhéus, na Bahia
Região Centro-Oeste
MT pode receber ferrovias com conexão ao Norte-Nordeste
O município de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, promete ser a peça-chave em dois ambiciosos projetos ferroviários que podem transformar a logística de transporte de cargas nas regiões norte e nordeste do país. Um deles é o plano do governo federal para conceder 2.400 quilômetros de trilhos, conectando o agronegócio do Centro-Oeste ao Porto de Ilhéus, na Bahia. O outro é a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, que promete interligar o município ao Porto de Santos, em São Paulo, com obras já em andamento. As informações foram divulgadas pelo jornal Estadão de Mato Grosso.
No âmbito federal, o projeto envolve a integração das ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Centro-Oeste (Fico), além da conexão com a Ferrovia Norte-Sul, que já liga o interior paulista ao Maranhão. De acordo com o Ministério dos Transportes, os estudos técnicos e econômicos estão em fase de conclusão e devem ser enviados à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda neste mês, com previsão de consulta pública no início de 2025.
Entre as mudanças avaliadas está o redesenho do traçado final da Fiol, originalmente planejado para ligar Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO). O novo trajeto propõe alcançar Mara Rosa (GO), facilitando a conexão com a Fico, que está sendo construída pela Vale. Essa alteração busca criar um corredor logístico nacional mais eficiente, segundo a ANTT.
O projeto federal enfrenta desafios históricos, como a conclusão da Fiol, cujos 1.022 quilômetros projetados têm trechos inacabados há mais de uma década. A concessão dos 171 quilômetros entre Ilhéus e Caetité à Bamin Mineração foi recentemente devolvida pela empresa devido a dificuldades financeiras, aumentando a incerteza sobre o futuro do projeto. Conversas com a Vale buscam uma solução para evitar novas paralisações.
Ferrovia estadual
Enquanto o projeto federal avança em análises, a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo já ganha forma. Sob responsabilidade da Rumo Logística, o traçado de 730 quilômetros conectará Lucas do Rio Verde a Rondonópolis (MT) e ao Porto de Santos, principal rota de exportação do agronegócio.
O primeiro terminal de cargas, situado entre Dom Aquino e Primavera do Leste, tem previsão de entrega para 2026 e capacidade para escoar até 10 milhões de toneladas de grãos anualmente. A obra, avaliada entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões, é financiada integralmente pelo setor privado e já emprega mais de mil trabalhadores.
Quando concluídas, as ferrovias devem não apenas ampliar a capacidade de escoamento de cargas, mas também gerar milhares de empregos e reduzir custos logísticos em escala nacional.