Porto seco de Uruguaiana: unidade é uma das três do Rio Grande do Sul geridas pela Multilog; as demais ficam nas cidades de Jaguarão e Santana do LivramentoFotos: Divulgação/Multilog
Região Sul
Multilog vence licitação e seguirá à frente da concessão de portos secos
Operadora continuará responsável pelos portos de Jaguarão, Uruguaiana e Santana do Livramento
A Multilog, operadora de logística integrada, foi a grande vencedora da licitação e seguirá, pelos próximos 25 anos, como concessionária responsável pelos portos secos de Jaguarão, Uruaguaiana e Santana do Livramento, localizados no Rio Grande do Sul. O resultado da concorrência pública, que estava em curso na Receita Federal, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 10 de agosto. A Multilog foi declarada vencedora por apresentar a melhor proposta entre as empresas participantes.
“É com muita satisfação que recebemos o resultado da licitação que elegeu a Mutilog como vencedora do certame. A grande expertise na administração e operação de recintos alfandegados e o trabalho de excelência realizado nessas unidades aduaneiras confirmam a nossa qualificação e reforçam nossa decisão de seguir investindo nessa área”, afirmou o presidente da Multilog, Djalma Vilela.
A empresa é responsável por um relevante volume da carga terrestre que transita pelos Portos Secos de Fronteira brasileiros em direção aos países do Mercosul ou proveniente deles. Atualmente, opera quatro unidades alfandegadas, sendo as três do Rio Grande do Sul e outra unidade de Foz do Iguaçu (PR), que é a maior da América Latina. A área total dessas unidades é de 450 mil m².
O presidente da Multilog anunciou também que a companhia irá inaugurar mais um porto seco neste ano, localizado em Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. A nova unidade terá uma área de 125 mil m² após a conclusão das obras.
“Já temos uma participação muito representativa na movimentação de cargas em portos secos no Mercosul, e a nossa atuação será intensificada com a entrada em operação da unidade de Dionísio Cerqueira”, destacou Juliane Wolff, head de Relações Institucionais, Aduaneiro, Regulatórios e SMA na Multilog.
Em 2022, a Multilog registrou o ingresso de cerca de 400 mil veículos que movimentam cargas de importação e exportação nestas unidades alfandegadas, e outros 138 mil ingressos entre janeiro e maio deste ano.
Os Portos Secos de Fronteira possuem papel importante para o comércio exterior, tanto na importação quanto na exportação de mercadorias. Eles possibilitam a liberação de cargas com mais agilidade e a realização dos deslocamentos em menos tempo entre os destinos. Além disso, por sua origem, os portos secos oferecem preços mais competitivos.
Nos Portos Secos de Fronteira da Multilog também é possível agregar valor aos produtos com a contratação de serviços acessórios.
Para as operações e gerenciamento logístico da Multilog nos Portos Secos de Fronteira são adotadas ferramentas tecnológicas como o portal de atendimento ao cliente via plataforma própria Genius, que permite o rastreio das cargas e o acompanhamento dos processos e serviços; os Sistemas de CFTV, OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e a web vistoria nos armazéns, que garantem segurança, agilidade e flexibilidade.