O prefeito de Santos, Rogério Santos, discursa durante a 14ª Conferência de Cidades Criativas da Unesco, realizada no ano passado (Crédito: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos)
Região Sudeste
Município foi o primeiro da América Latina a sediar conferência da Unesco
No ano passado, Santos teve a honra de receber a 14ª Conferência de Cidades Criativas da Unesco. O evento reuniu representantes de 106 cidades de 90 países para compartilhar políticas bem-sucedidas no segmento, boas práticas e reflexões sobre cultura, criatividade e a economia criativa no contexto urbano.
A cobertura internacional e da mídia brasileira no evento permitiram que Santos se apresentasse como destino turístico, sobretudo, no segmento de negócios e eventos. Os participantes da conferência também apoiaram com essa divulgação com seus conteúdos em redes sociais, o que, num mundo extremamente conectado, contribuiu para atrair mais visitantes.
Paralelamente à conferência, a Prefeitura e o Santos Convention e Visitors Bureau realizaram a Expo Cidades Criativas Brasileiras, evento aberto ao público para que as cidades brasileiras da rede da Unesco pudessem apresentar suas iniciativas de sucesso.
A Expo recebeu cerca de 5 mil pessoas e contou com 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa no contexto urbano, além de apresentações artísticas.
Enquanto isso, o Centro Histórico foi palco de uma maratona de atividades culturais contemplando cinema, música, literatura, artes de mídia, artesanato e arte popular, design e gastronomia.
Mais de 60 mil pessoas aproveitaram os cinco dias de shows, sessões de cinema, feiras de economia criativa, exposições, grafite, gastronomia, intervenções artísticas, entre outras atrações. O destaque ficou para as aulas com chefs renomados do mundo da gastronomia com os shows musicais que tiveram Frejat, Maria Rita e a Orquestra Sinfônica de Santos com Supla, Fernanda Abreu e Ritchie.