Desde o início da pandemia de Covid-19, o Museu do Porto de Santos suspendeu a visitação do público e não reabriu as portas desde entãoCrédito: Divulgação/APS
SEM CATEGORIA
Museu do Porto de Santos será reaberto
Cerimônia tem a presença confirmada do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França
O Museu do Porto de Santos (SP) será reaberto em cerimônia marcada para a próxima segunda-feira, dia 26 ás 10h. A Autoridade Portuária de Santos (APS) comunicou que a solenidade terá a presença confirmada do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O equipamento turístico teve a visitação suspensa em razão da Covid-19 e permaneceu fechado desde o início da pandemia.
De acordo com a APS, as instalações do museu receberam melhorias de reforço estrutural e revitalização externa. Após a cerimônia de reabertura, a partir do dia seguinte, o museu volta ao funcionamento regular, das 9h às 17h, com visitas guiadas a cada meia hora, limitadas a 20 pessoas por vez.
“Quem passar pelo Museu poderá ver mais de 800 peças do acervo, incluindo equipamentos antigos, documentos, pinturas e a locomotiva “Lavoura”, que enfeita a área externa. O casarão onde está instalado foi morada e escritório de Guilherme Weischenk, engenheiro-chefe da antiga Companhia Docas de Santos”, disse o comunicado da APS.
O diretor-presidente Anderson Pomini já havia mencionado nos primeiros dias da gestão, que a reabertura imediata do museu era uma das prioridades na nova diretoria do Porto de Santos.
Desde o início da pandemia, a atração suspendeu a visitação do público e não reabriu as portas desde então. Mesmo após a flexibilidade dos equipamentos turísticos da cidade, o museu nunca chegou a ser reaberto.
Na ocasião, a antiga gestão do Porto de Santos afirmou que realizou o inventário de todo o acervo, com registro fotográfico de mais de 800 itens do museu. Além disso, foi feita a digitalização de mais de 500 negativos fotográficos em vidro.
Além do museu, o Complexo Cultural do Porto de Santos reúne uma biblioteca, com cerca de 3 mil títulos, e uma mapoteca. O complexo foi inaugurado para visitação pública em 1º de setembro de 1989.
Contando com um acervo de aproximadamente 2 mil itens, que inclui documentos, fotografias, instrumentos náuticos e ferramentas, o museu abriga também raridades que preservam e contam os detalhes da história do Porto de Santos.
O Museu do Porto de Santos está sediado nas residências onde viviam os engenheiros da antiga Companhia Docas de Santos (CDS). A partir do imóvel eles chefiavam a construção das primeiras instalações portuárias. Atualmente, o prédio é tombado pela Prefeitura de Santos.
O Museu do Porto de Santos fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, esquina com a Rua Conselheiro João Alfredo, no bairro Macuco, em Santos. Quem desejar visitar pode agendar horário pelo e-mail museudoporto@brssz.com.